A Pirelli lança hoje, durante a Fenatran, evento referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos, a nova gama de pneus radiais 01 Series. Os novos produtos, desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, configuram a renovação de toda a linha destinada a atender a todas as aplicações de caminhões e ônibus. Composta por produtos para cada tipo de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas e substituirá gradualmente toda a linha de produtos.

Com investimento de aproximadamente US$ 200 milhões (R$ 400 milhões) no Brasil entre 2012 e 2015, os novos pneus serão produzidos na fábrica de Santo André, no estado de São Paulo, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT™.

Os compostos e estruturas inovadores dedicam especial atenção à redução de temperatura durante a rodagem, maior durabilidade e diminuição da resistência ao rolamento, quesitos que contribuem para a redução de aproximadamente 2% do consumo de combustível e na busca por três vidas úteis dos pneus.

A nova família conta com melhora de 15% em rendimento quilométrico e em resistência ao rolamento, evolução em 30% dos índices de reforma, 25% a mais de resistência estrutural contra impactos, ganho de 10% em dirigibilidade e 25% em relação ao rumor produzido durante a rodagem.

Além disso, os excepcionais resultados obtidos durante a homologação nas principais montadoras da América Latina e as avaliações realizadas em todas as condições de emprego em mais de três anos de testes e em quase 1,5 milhões de quilômetros em frotas da Argentina, Brasil, Chile e Colômbia confirmam o desempenho da linha.

A nova linha de pneus chega ao mercado com o apoio da recém-lançada plataforma de serviços Fleet Solution, um pacote completo de apoio que a Pirelli oferece às frotas com foco em sustentabilidade e redução de custos operacionais.

“A Pirelli oferece estas soluções em âmbito mundial, com objetivo principal de colaborar com uma gestão eficiente dos pneus, garantindo melhor desempenho, redução de custos operacionais e diminuição de impactos no meio ambiente”, explica Giovanni Pomati, diretor mundial da unidade de negócios de pneus de caminhão da Pirelli.

“A linha 01 Series e a plataforma Fleet Solution chegam para revolucionar o mercado de transporte. Com crescimento consistente e sustentado pelo agronegócio, a mineração e pelas obras de infraestrutura, este mercado recebe da Pirelli o melhor em termos de tecnologia, performance, economia e respeito ao meio ambiente”, afirma Gianfranco Sgro, diretor geral de operações da Pirelli na América do Sul. “Os gestores das frotas e inclusive os motoristas poderão conseguir uma gestão mais eficiente e econômica dos pneus dos próprios veículos, com grandes vantagens nas atividades do dia o dia, além de uma sensível redução de consumo de combustível”, acrescenta.

01 Series: as tecnologias inovadoras

A nova gama de pneus transporta ao mercado o emprego de tecnologias de ponta, desenvolvidas pela Pirelli especificamente para o segmento Industrial.

A tecnologia SATT™ (Spiral Advanced Technology for Truck), exclusivo processo de produção Pirelli que utiliza uma revolucionária cintura metálica em forma espiral e sem emendas, melhora a performance do pneu assegurando maior durabilidade, baixo consumo de combustível com menor resistência ao rolamento e, consequentemente, menor impacto ao meio ambiente.

Já a HETT™ (High Enlongation Technology for Truck) é uma tecnologia exclusiva para o emborrachamento das cinturas metálicas, que confere maior resistência contra impactos, deformações e oxidações, além de conferir maior durabilidade à cintura.

Composto por fios em formato hexagonal, o friso do talão HWTT™ (Hexagonal Wire Technology for Truck), outra exclusividade da Pirelli, confere menor suscetibilidade a deformações, maior vida útil à carcaça e rapidez tanto na montagem quanto na desmontagem do pneu.

O composto DLTC™ (Dual Layer Tread Compoud), também desenvolvido pela Pirelli e que contém alto teor de sílica, é utilizado na banda de rodagem dos pneus e assegura maior número de reformas, desgaste mais regular e economia de combustível.

Além disso, esta linha conta com o sistema original de reconstrução da Pirelli: Novateck™, que oferece a toda gama de pneus de carga produzidos pela fabricante exatamente a mesma qualidade do produto original além da garantia de fábrica até a terceira reforma por meio de uma rede de reformadores credenciados.

01 Series: a gama de produtos

FR:01 e TR:01 – pneus para transporte em estradas de média severidade

Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FR:01 e o TR:01 elevam o padrão de durabilidade do transporte para médias e longas distâncias. É o pneu ideal para o uso em estradas de média severidade. A estrutura inovadora e os compostos selecionados oferecem rendimento quilométrico e reconstrução em níveis superiores, bem como baixa resistência ao rolamento proporcionando economia no consumo de combustível.

FH:01 e TH:01 – pneus para percursos rodoviários de baixa severidade

Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FH:01 e o TH:01 dispõem de uma estrutura inovadora com elevado índice de reconstrução. A sílica e os nanocompostos garantem baixa resistência ao rolamento com consequente redução de consumo de combustível e emissão de gás carbônico, ao mesmo tempo em que melhora o rendimento quilométrico.

FG:01 e TG:01 – pneus para trechos mistos

Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FG:01 e o TG:01 contêm novos padrões de banda de rodagem que proporcionam desempenhos mais confiáveis nos terrenos mais acidentados. A maior largura da banda de rodagem vinculada à nova estrutura da carcaça resulta em maior rendimento quilométrico, melhoram a resistência aos impactos e a abrasão.

MC:01 – pneus para transporte urbano

Este pneu, que pode ser utilizado em todos os eixos dos veículos, foi desenvolvido tendo em vista um conceito inovador de reconstrução. A tecnologia empregada provê economia para a frota, menor desgaste, menor consumo de combustível e aumento de desempenho, dirigibilidade e rendimento por quilômetro rodado.

ST:01 – pneus para implementos rodoviários

O novo pneu para reboques e semirreboques pode ser utilizado em todos os eixos e foi desenvolvido com o objetivo de quebra de paradigma para a categoria em termos de durabilidade. Especialmente projetados para percursos médios e longos, o ST:01 tem como característica principal economia de combustível, rendimento quilométrico e reconstrução superiores.

TQ:01 – pneus para o transporte em terrenos altamente irregulares

Apresentado ao público sul-americano em 2011, este pneu de uso profissional exclusivo fora de estrada TQ:01 completa a gama lançada agora e reúne as mais recentes tecnologias da Pirelli para o segmento OTR (Off The Road). Os reforços estruturais o tornam mais robusto. O desenho exclusivo e a maior área de contato com o solo melhoram a capacidade de tração. O composto possui alta resistência a lacerações e impactos. É um produto destinado ao transporte em terrenos altamente irregulares, como os encontrados em mineradoras, grandes obras de construção civil e pedreiras.

“Cada produto da linha foi elaborado de maneira que atenda aos diferentes mercados e segmentos, sempre com foco ajustado às características sul-americanas de topografia e emprego dos produtos”, afirma Flavio Bettiol Jr, diretor de marketing para os produtos agricultura e caminhão da Pirelli na América do Sul.

Fleet Solution: pacote de serviços e soluções tecnológicas

A nova linha 01 Series chega ao mercado com o apoio do Fleet Solution, um pacote completo de serviços composto pelos dois sistemas abaixo:

Cyber Fleet é um sistema que monitora constante e automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus de carga por meio de um sensor instalado no próprio pneu.

Fleet Check é uma ferramenta eletrônica utilizada pela força de vendas da Pirelli composta de leitor de pressão e profundidade da banda de rodagem e um software elaborados para coletar os dados relativos ao uso do pneu, simplificando e gerando relatórios para melhor apoiar as frotas no gerenciamento dos pneus e, assim, obter o custo real por quilômetro rodado.

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br