Ao deixar de calibrar os pneus do carro de forma correta podemos provocar a redução da vida útil do produto em 45%, além de aumentar em 4% o consumo do combustível em automóveis. Por isso é muito importante que a calibragem seja feita conforme a necessidade de cada modelo.

Porém os riscos que a calibragem errada pode resultar vai muito além do financeiro, se torna algo extremamente perigoso para a segurança do seu veículo.  É recomendável encher os pneus toda a semana, conforme a pressão indicada pela montadora, lembre-se de que os pneus devem estar frios. 

Veja abaixo 5 riscos que você corre quando enche seus pneus demais ou de menos:

Quando há falta de pressão

1 – Seu carro fica mais suscetível à aquaplanagem

Os pneus estão totalmente relacionados à dinâmica do carro e qualquer variação na pressão, pode alterar o comportamento do veículo. Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Isso pode levar a aquaplanagem.

2 – Seu pneu pode sofrer danos por impacto

Com pressão baixa os pneus ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros, o que provoca aquela bolha na lateral do pneu. Quando essa bolha se rompe o pneu pode ser descartado. 

3 – O pneu pode sair da roda

A má calibragem pode fazer o pneu sair da roda. Chamada de detalonamento, essa situação exige uma série de fatores para acontecer, como por exemplo: o veículo estar muito pesado e numa curva bastante fechada.

Quando a excesso de pressão

4 – Sua picape pode perder estabilidade no eixo traseiro

Todo tipo de carroceria sofre quando há falhas na calibragem, porém, a picape fica especialmente instável quando os pneus têm pressão acima do normal. 

Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. 

5 – A performance de frenagem de seu veículo pode piorar

A lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. 

Sem poder contar com a lateral do pneu para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem. Não é possível quantificar essa situação, pois envolve variáveis como peso do carro, dimensão do pneu, sistema de frenagem, entre outros.
Calibragem correta do pneu