Ao deixar de calibrar os pneus do carro de forma correta podemos provocar a redução da vida útil do produto em 45%, além de aumentar em 4% o consumo do combustível em automóveis. Por isso é muito importante que a calibragem seja feita conforme a necessidade de cada modelo.
Porém os riscos que a calibragem errada pode resultar vai muito além do financeiro, ela se torna algo extremamente perigoso para a segurança do seu veículo. É recomendável encher os pneus toda a semana, conforme a pressão indicada pela montadora, lembrando sempre de que os pneus devem estar frios.
Veja abaixo 5 riscos que você corre quando enche seus pneus demais ou de menos:
Quando há falta de pressão
1 – Seu carro fica mais suscetível à aquaplanagem
Os pneus estão totalmente relacionados à dinâmica do carro e qualquer variação na pressão, pode alterar o comportamento do veículo. Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Isso pode levar a aquaplanagem.
2 – Seu pneu pode sofrer danos por impacto
Com pressão baixa os pneus ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros, o que provoca aquela bolha na lateral do pneu. Quando essa bolha se rompe o pneu pode ser descartado.
3 – O pneu pode sair da roda
A má calibragem pode fazer o pneu sair da roda. Chamada de detalonamento, essa situação exige uma série de fatores para acontecer, como por exemplo: o veículo estar muito pesado e numa curva bastante fechada.
Quando a excesso de pressão
4 – Sua picape pode perder estabilidade no eixo traseiro
Todo tipo de carroceria sofre quando há falhas na calibragem, porém, a picape fica especialmente instável quando os pneus têm pressão acima do normal.
Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora.
5 – A performance de frenagem de seu veículo pode piorar
A lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui.
Sem poder contar com a lateral do pneu para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem. Não é possível quantificar essa situação, pois envolve variáveis como peso do carro, dimensão do pneu, sistema de frenagem, entre outros.