Comemorando 50 anos do seu calendário, a Pirelli faz uma homenagem ao passado. Na edição de 2014, que foi apresentada em Milão na Itália, no último dia 21 de novembro, conta a restauração de um antigo ensaio clicado pelo fotógrafo Helmut Newton em 1985, para a edição de 1986 e que não foi publicado.

Na época havia dois trabalhos sendo produzidos em paralelo. Um no reino unido pelo americano Bert Stern, e outro na Itália, pelo próprio Helmut Newton,  que havia publicado em 1981 o seu livro de grande sucesso Big Nudes. O Newton, no entanto, teve que abandonar o ser na Toscana e viu o trabalho de Stern, que retratou Marylin Monroe vestida em um véu e que imortalizou estrelas como Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn, para aproximar o calendário do mundo do cinema e do espetáculo, ser publicado.

Na ocasião, houve dois trabalhos paralelos. A Pirelli do Reino Unido convidou o fotógrafo americano Bert Stern, que retratou Marylin Monroe vestida em um véu e que imortalizou estrelas como Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn, para aproximar o calendário do mundo do cinema e do espetáculo.

Quase 30 anos depois o calendário é apresentado com 12 fotos autorais em preto e branco, junto com 29 outras fotos do backstage, que procuram refletir fielmente a visão artística do fotógrafo.  Os convidados conheceram também outras fotos de mais de 30 fotógrafos que contam a trajetória de 50 anos do The Cal, como o calendário é chamado pela empresa. A exposição será aberta ao público nos dias 23 e 24 de novembro.

http://www.pirellical.com/50years/