As empresas automotivas e fabricantes de pneus buscam cada vez mais o trabalho de viabilizar a produção dos melhores pneus e outros produtos automotivos para os consumidores, visando não só a melhoria dos serviços como a sustentabilidade.

O desenho das bandas de rodagem pode fazer toda a diferença na economia de combustível do carro, já que as funções, como: os capacidade de dar estabilidade ao carro, capacidade de derrapar, etc, são alguns fatores que visam melhorar o desempenho do carro e influenciam nessa questão.

Características dos pneus – O que mudou?

Sabemos que os carros mudaram suas características com o passar dos anos. Tamanho, itens de série, tecnologia, combustíveis, entre outros. Apesar de não parecer, os pneus também são alguns dos acessórios automotivos que passaram por mudanças importantes nas últimas décadas.
Sim, aqueles pneus comuns feitos de borracha, com faixa branca mudaram. Por exemplo, as borrachas usadas na fabricação são produzidos com material sintético. Os pneus sintéticos são fabricados com o objetivo de oferecer segurança ao motorista na hora de dirigir, dando estabilidade e economia de combustível. Além disso, o acordo com as empresas de petróleo que produzem pneus propõe o uso de materiais reutilizáveis e que, quando descartados, não causaram danos ao meio ambiente.

Os pneus do futuro

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O futuro dos pneus menos agressivos ao meio ambiente não está distante. Empresas como a Goodyear, por exemplo, pesquisam a produção do bioisopreno, uma alternativa para a substituição do isopreno, um derivado do petróleo e está presente na produção dos pneus comuns. Outras fabricantes também estudam outras maneiras de substituir os demais materiais que podem ser poluentes.
Atualmente, a sílica é um componente de origem mineral, encontrado em cascas de arroz, usado para a fabricação do “pneus verdes”. Entre as vantagens de se usar a sílica para a fabricação de pneus estão: a menor resistência ao rolamento e a economia de combustível.

Conheça os pneus verdes

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Uma novidade para o mercado de acessórios para carros são os pneus verdes. Eles proporcionam baixa resistência ao rolamento, isso permite que os níveis de eficiência esperado nos carros das montadores sejam atingidos. A economia de combustível dos pneus verdes economizam aproximadamente 15% mais do que os convencionais. Além da economia de combustível já comprovada, é preciso que eles sejam ainda mais eficientes que os pneus comuns.
No futuro, o Inmetro pretende implantar um selo que avalia todos os níveis de: eficiência, ruído e aderência em solo molhado, etc, dos pneus presentes no mercado.

Pneus usados – O que fazer?

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A reciclagem de pneus no Brasil já foi um problema que, um dia, pareceu não ter solução. Hoje, os fabricantes de pneus são obrigados a fazer o recolhimento dos pneus velhos para cada pneu novo vendido. Essa lei motivou empresas como Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli a destinarem de forma correta esse tipo de pneu, com a criação da Reciclanip. Um exemplo comum para a reciclagem de pneus velhos feitos por essa entidade é direcioná-los para fábricas de cimento. Antigamente, essas fábricas utilizavam óleo mineral em seus fornos.
Um detalhe muito importante sobre esse processo é que os pneus são queimados em temperaturas altíssimas e, por isso, não produzem gases muito poluentes. É claro para o cuidado ser ainda maior, essas fábricas usam filtros especiais para auxiliar na limpeza.
Os pneus antigos também são utilizados para produzir asfalta. No Estado de São Paulo, por exemplo, o asfalto-borracha, como é chamado, é exigido por lei. Além de ser um metódo sustentável, os motoristas podem usufruir da qualidade das estradas quando for dirigir.

Pneus sem ar – Mais sustentabilidade e eficiência

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Uma proposta para pneus cada vez mais sustentáveis é os tais “pneus sem ar”. As empresas Michelin e Bridgestone já trabalham na criação de pneus que não necessitam de ar para inflá-los. O protótipo da marca francesa é um dos exemplos mais antigos. Chamado de Tweel, o pneus pode ser produzido em série, mas o problema ainda é o custo para a produção..
Outra opção interessante é os aparelhos que ajudam o motorista a monitorar a calibragem dos pneus de forma mais precisa.
Além disso, a indústria cogita a criação de pneus coloridos. A ideia ainda provoca discussões, pois pneus sujam e o preto é ainda a melhor opção.

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