Você sabia que usar o carro por pouco tempo todos os dias pode ser tão nocivo quanto não usá-lo durante meses?

Infelizmente essa é a verdade. Isso ocorre porque o motor foi projetado para trabalhar sob certas condições e uma delas afeta justamente quem anda pouco com o carro, a temperatura. O carro para andar em condições ideais tem que rodar com uma temperatura mínima para poder aquecer a gasolina em um ponto ideal para a combustão acontecer sem problemas.

Quando ocorre a combustão com a gasolina fria, forma uma camada de preta carbonizada, o que dificulta o refrigeração do motor. O que leva a uma fadiga prematura dos componentes do motor, pois rodar em condições não ideais fará com que ele trabalhe muito próximo dos limites que foi projetado. E no inverno essa situação fica ainda mais evidente. O correto ao usar o carro é andar pelo menos 10 quilômetros, claro que dependerá do modelo, mas será o mínimo para evitar danos no motor.

Por incrível que possa parecer deixar o carro parado por dias é menos prejudicial ao carro. Você não precisa se preocupar muito porque não usá-lo por apenas alguns dias vai demorar para formar a camada preta, mas ainda assim é preocupante. Para evitar que esses problemas ocorram, lembre-se que ao usar o carro deve-se andar pelo menos 10 quilômetros.

Porém deixar uns dias o carro parado é diferente de deixar meses. Deixar o carro parado por meses sem ligar prejudica muito o motor, porque muitas das peças que levam os fluídos e combustível para o motor são feitos de borracha. A borracha tende a se degradar caso não sejam lubrificadas constantemente. As mangueiras e vedações se rompem causando vazamento de óleo e combustível. O certo, nesses casos, é ligar o carro com uma certa frequência para os fluídos percorrerem todo o motor e deixá-lo ligado por um bom tempo. Não adianta nada ficar só dois ou três minutos, porque não lubrificará o motor e ainda cairá no problema do combustível, falado anteriormente.

Para manter o motor em bom estado basta usar corretamente o carro. Por exemplo, ao ligar o carro esperar as verificações do sistema antes de dar a partida no motor, pois na verificação é injetado óleo no motor e isso evita desgaste prematuro. Não sair forçando o motor logo que ligar. Se for usar o carro por poucos quilômetros, fazer o percurso mais longo possível. Usar gasolina aditivada e produtos de limpeza para o motor. Se o carro está parado por meses, o ideal é um profissional mecânico fazer a limpeza antes ligar o carro.

Visite nossa loja Virtual – www.srpneus.com.br