A Koenigsegg foi uma das atrações no salão de Genebra com um Koenigsegg One:1 levemente atualizado, com várias melhorias técnicas no intuito de manter o hiper-carro na linha de frente dos recordes de velocidade modernos. Inúmeros atributos que o faz especial, como relação de 1 kg por cavalo de potência (1340 no total), aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 s e de 0 a 200 km/h em menos de 20 s, e por ter todo o seu chassi feito em fibra de carbono.

A maior novidade está na adoção de rodas de fibra de carbono, produzidas usando o sistema Aircore patenteado pela marca. As rodas não-metálicas reduzem 20 kg de massa não suspensa sem sacrificar resistência. O único metal usado nas rodas está nas válvulas e nas calotas decorativas. Rodas de compósito já são realidade há décadas, mas normalmente para exposição. Essa pode ser finalmente a chance que a ideia precisava para ganhar força.

Outras atualizações incluem um ajuste fino do motor, um sistema de suspensão desenvolvido em parceria com a colega sueca Öhlins, e o controle de estabilidade para evitar que qualquer irresponsável tente fazer as saídas de traseira do Stig. Queimando etanol E85, a velocidade máxima fica em torno de 435 km/h.

Ele usa um tipo especial de fibra de carbono chamado prepreg, que já tem a resina impregnada durante o processo de trama. Sendo assim, ela precisa ser armazenada em locais frios para evitar que a temperatura ambiente começe o processo de cura antes da hora. Para fabricar as rodas, são usados dois moldes negativos (a fibra é aplicada por fora do molde, e não por dentro): um para o miolo e um para o aro. A aplicação é manual, camada por camada, e o processo dura algumas horas.

Os moldes são, então, unidos e embalados a vácuo. Em seguida, vão para a autoclave, onde são aquecidos sob pressão para que a fibra seja curada e as camadas se juntem, adquirindo a rigidez necessária. Koenigsegg diz que suas rodas de fibra de carbono, que pesam cerca de 5 kg, são 40% mais leves do que as mais leves rodas de metal produzidas atualmente. Ele demonstra isto segurando uma roda recém-saída da autoclave (e devidamente resfriada) com um só dedo.

Qual a graça disso? Além de ser mais resistente a impactos – que tem sua intensidade multiplicada em altíssima velocidade – é mais leve, e isso representa menos massa sendo rotacionada pelo motor. A Koenigsegg foi a primeira fabricante de automóveis a produzir rodas de fibra de carbono, mas como só serão produzidos seis One:1, até que a produção artesanal não é um problema.

As rodas podem ser leves, mas quem voa é o carro, confira o vídeo da fabricação:

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