Com a intensa e constante evolução dos carros, os pneus também não podem ficar para trás no quesito tecnologia. Tudo porque eles tem uma importância muito maior que podemos imaginar, já que ele é o principal contato do carro com o solo e é também item de segurança mais importante.

O pneus fazem muita diferença no desempenho do carro, então não vá pensando que eles são apenas uma borracha preto feita para o carro andar. A diferença entre um modelo de pneu mais novo para um antigo é grande, podendo mudar totalmente o comportamento do carro e até evitar acidentes. Imagine andar com ele descalibrado ou gasto, é muito perigoso. Portanto é muito importante saber que eles são constantemente desenvolvidos para melhorar o desempenho e segurança , em conjunto com os outros elementos dos veículos.

A tecnologia dos pneus para o consumidor

Esse desenvolvimento constante dos pneus é levado para o consumidor que, na pratica, pode evitar acidentes com frenagens mais curtas ou respostas mais rápidas ao desviar de imprevistos na pista. As tecnologias aplicadas nos pneus atualmente permitem um bom desempenho tanto com pista seca quanto na molhada. Uma frenagem em pista molhada com um pneu melhor tecnologicamente é mais curta em muitos metros, o que pode ser a diferença entre bater ou não bater. Isso graças aos sucos com pequenas saliências para impedir que fechem totalmente e ajudando no escoamento da água. Recortes feitos nas pontas dos blocos de borracha melhora a distribuição da pressão durante a frenagem e aumenta a área de contato com o solo.

Essa diferença de tecnologia é ainda maior em superesportivos, graça aos pneus que são desenvolvidos exclusivamente para eles. Cada veículo tem um tipo de comportamento diferente em relação ao pneu e é necessário ter uma sintonia para melhorar a segurança e seu desempenho, ainda mais acima de 300km/h. Uma das principais características dos pneus são seus desenhos assimétricos, ou seja, se olhar a banda do pneu de frente perceberá que ela tem dois desenhos diferentes separados pelo meio. Isso é feito para melhorar o desempenho do carro durante a curva, pois aumenta a área de contato no lado externo da roda por ter blocos de borracha maiores e mais resistentes.

Para Off-roads, a principal preocupação é com as laterais dos pneus, que são reforçadas. Um dos principais diferenciais é o uso do Kevlar, que é 7 vezes mais resistente que o aço e é usado na fabricação de coletes. Essa diferença evita cortes com pedras ou galhos e aumenta em 35% a resistência em relação aos modelos de aço.

Mas é sempre bom ficar de olho nos limites de uso com o TWI. Não sabe o que é? – Veja aqui.

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