Estreando quase que simultaneamente no Brasil, a nova geração do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20 traz ótimas qualidades e eles estão preparados para manter a disputa no topo das vendas.

Vamos analisar a lista de equipamentos de cada modelo e ver o que podemos esperar dessa disputa. Confira abaixo:

O que só a nova geração do Hyundai HB20 tem 

Frenagem autônoma de emergência

Esse é um item muito importante a favor do Hyundai. Um sensor instalado no topo do para-brisa emite um alerta sonoro quando o carro se aproxima rapidamente de outro veículo que está mais lento ou parado. Se o motorista não esboçar reação o sistema aciona os freios para evitar a batida. 

Segundo a fabricante o recurso funciona a velocidades de 5 a 50 km/h, além disso, ele também identifica pedestres.

 Alerta de mudança de faixa

Essa é mais uma exclusividade que o HB20 traz. O sistema realiza a leitura das faixas de rolagem e alerta o condutor caso ele cruze uma delas sem sinalizar de forma apropriada. 

Vale lembrar que ele apenas alerta o condutor, não há uma correção automática de trajetória.

 Apoio de braço central deslizante

Outro diferencial que o HB20 traz é o apoio posicionado entre os bancos dianteiros. Enquanto no Onix o apoio é fixo e cobre o porta-objetos central, no HB20 ele pode ser deslizado para frente e para trás.

Espelhos retrovisores com rebatimento elétrico

A regulagem elétrica das lentes dos espelhos retrovisores é encontrada nos dois modelos, mas só o HB20 oferece rebatimento elétrico. 

O que só a nova geração do Chevrolet Onix tem 

Seis airbags 

Depois de apresentar resultados insignificantes em crash tests da geração anterior, a Chevrolet quis mudar o jogo e uma das medidas adotadas foi oferecer seis airbags de série (duas bolsas infláveis frontais, duas laterais e duas para proteger as cabeças) em todas as versões do Onix. 

Sistema de concièrge OnStar

Apesar de ser pago, o serviço de assistente pessoal OnStar pode ser uma mão na roda. Por meio de um botão acima do espelho retrovisor é possível tirar dúvidas, que vão desde descobrir uma rota para chegar ao seu destino até mesmo reservar uma mesa em um restaurante, ou saber a previsão do tempo.

 Internet 4G com Wi-Fi

O Onix te dá a possibilidade de vir com um chip da operadora Claro, que através de um serviço pago oferece internet 4G. Assim o cliente pode conectar seu telefone celular (ou qualquer outro dispositivo móvel) e utilizá-lo no próprio aparelho ou por meio de espelhamento da tela.

 Alerta de pontos cegos

O Onix traz luzes na base dos retrovisores externos, que indicam a presença de outro veículo fora do campo de visão dos espelhos retrovisores. Esse item funciona a até aproximadamente 140 km/h

 Assistente de estacionamento 

O Onix traz o sistema de auxílio a estacionamento, que ajuda a agilizar bastante o processo. Basta ativá-lo enquanto procura uma vaga paralela para que sensores identifiquem um espaço suficiente para realizar a manobra, que é feita sem intervenção no volante e no acelerador. Tudo que o motorista precisa fazer é frear e mudar a marcha para finalizar o estacionamento. 

 Sensores de estacionamento dianteiros

Além de indicar a distância do para-choque traseiro para objetos e outros veículos, o Onix também pode vir com sensores na dianteira do carro, que ajudam a entrar e/ou sair de uma vaga apertada.

 Carregador de celular por indução 

O Onix vem com o carregador de celular por indução para smartphones de última geração, uma exclusividade desse modelo.

Diferente do HB20, quem viaja no banco de trás do Onix conta com duas tomadas USB para carregar o telefone celular.