No mercado de pneus há uma gigantesca variedade de modelos de vários tamanhos e é justamente essa grande variedade que dificulta a escolha do tipo adequado para o carro na hora de substituir. Mas tem alguns fatores que quem vai comprar deve levar em consideração na hora de escolher o pneu certo.

O principal fator que deve ser seguido são as indicações do manual do veículo. No manual que tem as melhores informações sobre quais medidas são compatíveis, o índice de carga e a velocidade do pneu indicado para o modelo do carro.

Na parte lateral do pneu tem as informações sobre as características do produto. Nele há a inscrição composto por números e letras sobre a medida, tipo de construção, índice de carga e o símbolo equivalente a velocidade do pneu.

O mais indicado, geralmente, é que o substituto tenha as mesmas características do original, que é definido pela montadora. Mas nem sempre é possível seguir essas indicações, quando isso ocorre o recomendado é que o diâmetro externo não ultrapasse 3% em relação ao original.

Caso a roda tenha sido substituída por uma maior, o correto é usar um pneu com o perfil mais baixo para o diâmetro não passar dos 3% em relação ao original. Não seguir essa recomendação, o conjunto vai interferir no desempenho de carro, que pode piorar muito e levar até ao desgaste prematuro de peças.

Outro fator a ser levado em consideração é que  no mesmo eixo do veículo deve-se usar pneus semelhantes. O uso dos pneus tem que ser em pares, ou seja, no mesmo eixo usar pneus praticamente iguais, ou seja, devem ser da mesma marca, modelo e medida. Usar pneus diferentes interfere no comportamento do veículo.

Há carros que pode-se usar pneus com medidas diferentes nos dois eixos, dois pneus iguais na frente e dois pneus iguais atrás. Mas apenas veículos que já vem projetado para isso pode ter montados desse modo.

Não usar os pneus do modo indicado pela montadora do veículo pode levar a um risco para os passageiros dos veículo. O pneu é o item mais importante para a segurança, pois ele é o único contato entre o veículo e o solo, e ele que garante a estabilidade e frenagens mais seguras.

Portanto, com essas dicas a serem seguidas, clique aqui e visite nossa loja virtual. Temos as melhores ofertas para seu veículo.