Se estivesse vivo, Ayrton Senna completaria 54 anos nesta sexta-feira. O piloto brasileiro, que nasceu dia 21 de março de 1960, em São Paulo, será homenageado pela Google com um “Doodle” (logo personalizado, que celebra acontecimentos e aniversários). Uma imagem do tricampeão de Fórmula 1 e as cores verde e amarela serão exibidas na página inicial do site de buscas em todo o mundo.

senna

É a primeira vez que a Google homenageia um piloto de automobilismo com um “Doodle”. Desde o início do ano, a memória de Ayrton Senna está sendo exaltada em diversos países do mundo, como forma de lembrar os 20 anos da trágica morte do brasileiro, no GP de San Marino de 1994. No início deste mês, o lendário MP4/4, com o qual Senna conquistou seu primeiro título mundial, em 1988, foi uma das atrações de um festival em Sydney, na Austrália. O piloto também foi tema do samba-enredo da Unidos da Tijuca, campeã do carnaval carioca.

Unidos da Tijuca Ayrton Senna

A maior homenagem deve acontecer entre os dias 1º e 4 de maio, no circuito de Ímola – palco do GP que custou a vida do tricampeão mundial. Durante os quatro dias de atividades, serão realizadas missas, exposições de filmes, fotos e carros do piloto, desfile de carros antigos, corridas de kart, etc. Parte da renda do evento será destinada ao Instituto Ayrton Senna, organização presidida pela irmã do piloto, Viviane Senna, que ajuda cerca de 2 milhões de crianças pelo Brasil.

Leilão beneficente em jantar de gala em Miami (EUA), capacete prateado em tributo a Ayrton Senna é leiloado por R$ 65 mil  

A pintura amarela, com listras azuis e verdes, do capacete de Ayrton Senna foi eternizada pelo ídolo brasileiro nas pistas mundo a fora. Mas no ano que marca as duas décadas da morte do tricampeão, o Instituto que leva seu nome preparou um modelo especial, prateado, para comemorar seu legado. A peça recebeu o maior lance em um leilão beneficente durante um jantar de gala promovido pela Brazil Fountadion no último fim de semana, em Miami, nos Estados Unidos. O valor arrecadado foi de 28 mil dólares (cerca de R$ 65 mil). O evento foi promovido para homenagear pessoas e organizações preocupadas com causas sociais. Em 2004, nos dez anos da morte de Senna, também foi produzida uma versão prata do casco do tricampeão. Esta é mais um das diversas homenagens que Senna receberá ao longo do ano. A maior delas será um megaevento em Ímola, circuito onde o piloto sofreu o acidente fatal em 1994, de 1º a 4 de maio.

FONTE: Globo Esporte