Poucos carros marcaram o período de abertura das importações como o BMW Série 3 E36. Chegou em 1991 bem na hora de estrear uma nova geração. O médio foi oferecido em várias versões, incluindo algumas de bom custo-benefício (318i) e outras com desempenho de Porsche 911 (M3). Porém, o intermediário 325i foi o mais vendido e contava com quatro opções de carroceria: sedã de duas (a BMW não usava o termo cupê) ou quatro portas, conversível Cabriolet e até station wagon Touring – além do Compact, que merece post próprio. Era o meio-termo, tinha motor seis cilindros em linha 2.5 litros 24 válvulas de 192 cv a 5.900 giros e 25 kgfm de torque a 4.700 rotações. Nos modelos pós-92, o motor mudou e ganhou o sistema VANOS de variação da abertura de válvulas, que deu uma mão na presença de espírito em baixos e médios regimes e baixou a rotação de torque máximo em 500 rpm. Era o suficiente para levar o corpo de menos de 1.400 kg aos 100 km/h em 8 segundos, enquanto a velocidade máxima chegava a 232 km/h.

Falar em números frios não traduz em palavras a condução afiada do E36. A tração era traseira, como dita os mandamentos. A distribuição de peso igualitária, 50% para cada eixo, trabalhava junto com a suspensão dianteira McPherson e a traseira multilink, esquema vindo do roadster Z1, para garantir equilíbrio. A estabilidade era auxiliada ainda pelos pneus 205/60 calçados em rodas aro 15. Os mais puristas preferiam o câmbio manual de cinco marchas de engates certeiros, mas havia a opção de uma caixa automática de quatro velocidades. Em 1994, foi a vez de vir o 328i. O motor M50-B25 de 2.494 cm³ deu lugar ao M52-B28 de 2.793 cm³, incremento que significou 1 cv a mais. Isso mesmo, a potência foi de 192 cv para 193 cv. Ainda que a cavalaria chegasse a 5.300 rpm, 700 giros mais cedo, isso não fazia tanta diferença quanto o reforço no torque, ampliado para 28,5 kgfm a 3.950 rotações.

Para completar, o 328i foi o primeiro carro a contar com uma transmissão automática de cinco marchas. A arrancada aos 100 km/h passou a ser batida em 7,3 s e a velocidade máxima encostou nos 240 km/h. Foi nessa fase que surgiu o 323i, cujo motor seis em linha também tinha 2.494 cm³ como o do 325i, mas era de uma nova geração tal como o propulsor do 328i, mesmo sendo menos potente que o antigo. Entregava bons 170 cv a 5.500 rpm e 25 kgfm a 3.950 rpm e, com essa força, tinha números de desempenho no mesmo patamar do antigo 325i. Arrancava aos 100 km/h em 8,2 s e triscava os 232 km/h. Além do mais careta Comfort, o 323i tinha a versão Sport com kit esportivo da M, com os mesmos para-choques e saias do M3 e suspensão mais durinha. Durou até 1998, quando veio o mais civilizado E46. Mesmo após tantos anos, ainda é possível encontrar vários espécimes do E36 no mercado. O negócio é garimpar.

FONTE: Auto Esporte