O buggy é um automóvel muito famoso por ser usado para diversão em passeios recreacionais. Graças a sua carroceria aberta, leve e que permite o uso de pneu largos, para terrenos arenosos. E são em terrenos arenosos que ele mostra toda a diversão. Aclamado no nordeste do Brasil, principalmente no Rio Grande do Norte e no Ceará, onde são usados por turistas para andarem em dunas. Há vários clubes organizados no Brasil, como o Clube do Buggy Ceará, por exemplo.

No Brasil, chegou a existir mais de uma centena de fabricantes desse tipo de veículo. Inclusive hoje, há fabricantes de buggies, com excelentes condições de segurança veicular. Sendo que os primeiros buggies são datados das décadas de 70 e 80 e utilizavam a plataforma do fusca encurtada, composta do motor VW boxer, caixa e suspensões do Fusca. Atualmente, somente é legal o uso de chassis homologados, e o motor geralmente é substituído pelo VW AP, já que o motor Boxer não será mais fabricado.

Os buggies tem um comportamento bem distinto de um carro normal, devido ao baixo peso e a pequena distância entre-eixos, se tornando bem arisco. Os freios precisam de cuidados ao serem acionados, pois tem uma tendencia a travamentos, devido ao pouco peso. E os grandes pneus traseiros, quando do automóvel descarregado, fazem com que o carro saia de lado muito facilmente em terrenos fora-de-estrada.

No Brasil, os primeiros buggys chegaram na bagagem de brasileiros residentes nos EUA, que traziam a carroceria dos modelos de Bruce Meyers e montavam na mecânica do fusca. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, que era uma cópia do Meyers Manx II. A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, e produzia peças e fibra de vidros para caminhões. A idéia de produzir buggys veio de seu amigo Gerry Cunningham.

Logo após o surgimento do Glaspac, foi a vez do Kadron, buggy com design genuínamente brasileiro, criado pelo designer Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma, sendo produzido na fábrica da Puma Veículos, em São Paulo. A partir destes, centenas de fabricantes surgiram, mas a maioria fechou devido as grandes exigências rígidas da legislação. As fábricas existentes são a BRM de SP, a Selvagem do RN, o Cauype do CE e a cearense Fyber.

Fabricantes que fizeram história no Brasil são: Bugre, Emis, Baby, e Selvagem.