Você sabia que, quanto mais pesado o carro mais combustível ele consome?

Parece lógico, mas nem todos os motoristas sabem que o peso influencia diretamente no consumo do carro. Mesmo assim, alguns motoristas deixam vários pertences por semanas dentro do veículo sem perceber o porquê seu consumo aumentou. Então se você é um desses, trate de tirá-los e sinta a diferença no bolso.

Mas para você que ainda tem dúvidas, vamos explicar porque isso ocorre. Quando você pega uma pedra de 10 kg e empurre até uma certa distância. Agora se pegar uma pedra de 20 kg e empurrar a mesma distância, a força usada você será muito maior. Ao fazer isso com distâncias grandes, perceberá que ficará cansado mais rapidamente com a pedra de 20 kg. Com o carro é a mesma coisa, quanto mais pesado ele estiver, mais força deverá ser feita pelo motor para fazer o carro se movimentar, e isso é feito pisando mais no acelerador. Que quanto mais acelera, mais exige energia do motor. Esse, por sua vez, tira essa energia do combustível e acaba aumentando o consumo.

Conforme informações das montadoras, a cada 100 quilos a mais de peso o veículo consome 1 litro a mais a cada 100 quilômetros rodados. Parece pouco, mas vá fazer os cálculos de quanto você roda no mês para ver o valor desperdiçado. Além disso, todos os carros têm um peso máximo indicado no manual do proprietário. Vale uma consulta, pois excesso de peso geram multas. Que é raro de acontecer, mas o valor da infração é de R$ 86,13.

Em caso de lotação de pessoas e carga no porta-malas, é importante observar a calibragem dos pneus. Tanto os dianteiros quanto os traseiros têm especificações diferente para rodar carregados. A calibragem errada vai abreviar a vida útil dos pneus e ainda provocará mais aumento no consumo de combustível.

Visite nossa loja virtual, www.srpneus.com.br.