Até o fim de 2014 todos os carros do Brasil deverão sair de fábrica com rastreadores e sistema de bloqueio instalados, conhecidos como Kit Antifurto. Apesar de sem eles os carros não podem funcionar sem os rastreadores, o dono do veículo não é obrigado a ativar o serviço.

Chamado oficialmente de Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav), o kit antifurto é um Chip SIM instalado no veículo, mas sem número e operadora vinculados. Que só ocorrerá a pedido do dono do veículo o qual será o responsável.

O cronograma para que 100% dos carros saiam de fabrica com o sistema vai terminar no final de 2014. Prazo que já foi adiado diversas vezes por questões jurídicas e problemas técnicos das montadoras. Visto que o projeto era previsto para ser iniciado em agosto de 2009, mas foi adiado para agosto de 2012, janeiro de 2013, agosto de 2013, 31 de janeiro de 2014 e agora para 31 de dezembro de 2014.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), informou que o equipamento não permitirá acesso a nenhuma informação do veículo ou a dados pessoais sem a prévia autorização do dono do veículo. Seu processo de fabricação será vistoriada pelo Denatran e o equipamento antifurto só poderá ser configurado para comunicação sem fio do Denatran, por meio de chaves eletrônicas de segurança, e uma vez acessadas, as informações são limpas do chip.

Se você gostaria de no lugar de ser rastreado, saber onde está exatamente. Pode instalar em seu carro uma central multimídia que além de diversas funções como TV e DVD, também é equipada com navegador GPS para sua localização e criação de rotas, levando você a seu destino com muita praticidade e segurança, confira mais na loja virtual da SR Pneus em http://www.srpneus.com.br