Citroën ZX é um veículo compacto, de tração dianteira e motor transversal produzido pela Citroën a partir de 1991.

Com o ZX, a Citroën reintegrou o segmento mais promissor da Europa na época, introduziu os conceitos do Collection. Reflex (mais jovem),Avantage (mais familiar), Aura (mais opulento) e Volcane (mais esportivo), sendo lançado mais tarde a versão 2.0i 16v com 167cv. Antes de qualquer outra fabricante de automóveis, a Citroën criou um veículo para todos os gostos, destruindo o mito do “veículo único para todos”. O Citroën ZX era, comercialmente, um dos veículos mais importantes dos últimos anos para a marca, pois permitiu à Citroën reconquistar um mercado potencial de quatro milhões de europeus.

Esteticamente, uma das características marcantes do ZX provém de seu pára-brisa de forma inclinada, com limpador de uma única haste. Assim como no Citroën BX, a base estilística desse projeto foi acompanhada em parceria com Bertone. O ZX surgiu primeiramente em sua configuração esportiva, pois participou do Paris Dakar 1990-1991, enquanto o modelo de série só foi apresentado em janeiro de 1991.