Porque calibrar o Pneu do meu carro?

Calibrar os pneus corretamente é fundamental para segurança do veículo, pois ele é o principal e único contato do carro com o chão. Não ter um pneu calibrado diminuí na estabilidade e aderência do veículo, além de mexer o consumo de combustível. Por isso sempre verifique a calibragem do pneu.

Mas como faço  a calibragem ideal?

Para fazer a calibragem ideal devemos, pelo menos a cada 15 dias, e sempre antes de andar quatro quilômetros, pois deve ser feita com os pneus frios. Sempre verifique qual é a quantidade de libras necessárias para encher o pneu, que depende do modelo do veículo e do próprio pneu. Os fabricantes de automóveis indicam a quantidade ideal para os pneus que vem de fábrica e para pneus compatíveis com o carro.

Para saber qual a pressão ideal para pneus menores ou maiores que os de fábrica temos que recorrer ao manual do veículo. Verifique também as portas e na parte interna da tampa de combustível, pois em alguns modelos também tem nesses locais. Sempre siga as recomendações do fabricante do veículo.

Caso queria comprar pneus com dimensões diferentes das previstas no manual, o ideal é pesquisar em oficinas representantes do pneu ou junto ao próprio fabricante.

Um dos pontos importantes na hora de ser calibrado, é o terreno que ele será utilizado. Dependendo do tipo de terreno pode haver necessidade de usar uma pressão diferente na calibragem. Por exemplo, na areia e na lama indica-se reduzir a pressão para aumentar o contato com o solo e a tração do veículo. Em terrenos rochosos, usar a pressão indicada pelo fabricante, pois evitará cortes no pneu.

Posso usar nitrogênio para calibrar pneu?

Você pode utilizar o gás nitrogênio para calibrar o seu pneu. Com esse gás, os pneus mantém por muito mais tempo a calibragem ideal, já que ele não escapa da borracha e mantém mais tempo a temperatura ideal. Além de não deixar oxidar o material ferroso do pneu.

Cuide dos seus pneus e, seja em qualquer situação, nunca esqueça de calibrar o step, pois vai que você precise dele.

Já está na hora de trocar o pneu?
Então visite a loja da SR Pneus