Você já deu a devida atenção a suspensão do seu veículo?

A suspensão é um dos itens mecânico mais importantes, e tudo porque ela tem relação direta com a segurança, estabilidade na direção e conforto do seu veículo.

Já imaginou como seria andar em nossas ruas se não houvesse a suspensão?

Se com a suspensão os buracos, lombadas, valetas e etc, já incomodam, imagina sem. Por isso esse item, que tem tanta importância para o carro, requer cuidados também.

A suspensão é formado por dois itens, molas e amortecedores. Por regra eles devem ser inspecionados a cada 20mil quilômetros e trocado a cada 40mil, mas pode depender da especificação do fabricante. Com as ruas esburacadas, péssimas condições nas estradas e a grande quantidade de lombadas em que vivemos, essa quilometragem pode variar. Então vamos ficar atento a algumas dicas:

É possível detectar alguns problemas antes que eles aconteçam. Basta levar seu veículo para alinhamento e balanceamento, pedindo sempre uma revisão da suspensão para observar se tem vazamentos ou outro tipo de dano. Outra forma de detectar é bem simples, basta empurrar para baixo, com força, as pontas do carro e observar ser ele balança duas vezes ou mais. Se balançar o amortecedor está comprometido e deve-se trocar a suspensão imediatamente. Evitando andar com carro sem estabilidade e segurança por causa da suspensão comprometida.

O ideal e é o que deve ser feito, é trocar as molas junto com os amortecedores, pois eles trabalham em conjunto e evita que algum dele esteja comprometido. O que acaba diminuindo a vida útil do outro item e a segurança do veículo.

Ao passar por buracos e o motorista sentir vibrações ou barulhos nas rodas, provavelmente é a suspensão. Mas não só barulhos que indicam o comprometimento da suspensão. Isso pode ser silencioso também e só o identificamos quando o problema piora muito. Que pode causar desbalanceamento das rodas, desalinhamento da direção, desgastes alto das buchas e pneus, e/ou vazamentos nos amortecedores. O pior é que isso tem relação direta com a segurança, pois em altas velocidades causam a instabilidade do veículo.

Por esses motivos que devemos sempre verificar a calibragem dos pneus e manter a revisão em dia. Caso você esteja desconfiado que passou em um buraco e que possa ter danificado a suspensão, leve seu veículo imediatamente para análise em uma loja especializada, como a SR Pneus.

Prevenir é melhor que remediar.