Ter um ar-condicionado no carro é um desejo da grande maioria dos motoristas. Como vivemos em um país onde as temperaturas costumam ser bem altas, grande parte das pessoas gostam do conforto que ele oferece. Existem diversos tipos de ar-condicionado automotivo, mas hoje queremos falar sobre o modelo dual zone.

O que significa dual zone?

O ar-condicionado dual zone ou duas zonas de temperatura,  tem um sistema que pode entregar temperaturas diferentes para os dois lados da cabine, dessa forma, se tem uma pessoa dentro do carro que sente muito calor e outra que sente muito frio, o dual zone consegue atender as duas pessoas ao mesmo tempo.

O dispositivo HVAC, presente no ar condicionado dual zone, controla o aquecimento, ventilação e ar condicionado dentro do veículo. Quando há a escolha de uma temperatura, o sistema automaticamente determina a velocidade do ventilador, posição da válvula de temperaturas e as de distribuição.

O processo funciona da seguinte forma: Um ou dois sensores instalados no habitáculo determinam como está o ambiente naquele momento, e passam para o HVAC. Depois disso, o controlador determina o quanto de calor ou frio será misturado ao ar para atingir a temperatura desejada.

No ar condicionado dual zone, existe um controlador especial que calcula duas cargas de calor para entregar fluxos de ar de temperaturas diferentes no interior do veículo. As válvulas de posição e distribuição passam a ser controladas de forma independente de um lado para outro ou de frente para trás.

ar-condicionado dual zone

E o ar-condicionado dual zone aumenta o gasto?

Em comparação com o modelo convencional, o sistema gasta a energia do motor da mesma forma. Porém, existem compressores mais eficientes, que possuem um deslocamento variável. Dessa forma, ele reduz o consumo, pois ao invés de ficar ligando e desligando, ele só controla a vazão de fluido refrigerante (gás).

Quais cuidados tomar para a manutenção?

O dual zone necessita de alguns cuidados para funcionar adequadamente. Alguns deles são:

  • Ler o manual do veículo a fim de executar os comandos corretamente, para evitar danos ao sistema de ar;
  • Ligá-lo regularmente, com intuito de manter as válvulas conservadas;
  • Observar se há acúmulo de poeira no filtro de cabine. Ele impede a passagem de impurezas e, se estiver muito sujo, pode impedir até mesmo a passagem do ar;
  • Ficar atento a mau cheiro e odores vindo das tubulações do sistema;
  • Desligar o ar condicionado minutos antes de estacionar e manter a ventilação acionada. Isso ajuda a eliminar a umidade e evita a condensação nos tubos e proliferação de bactérias;
  • Ligar o ar apenas depois de dar a partida no motor, isso diminui a quantidade de energia usada em seu acionamento preservando a vida útil da bateria.

manutenção dual zone

Não é recomendável a instalação à parte

Não é recomendável a instalação do ar-condicionado dual zone se o seu carro não vem com esse dispositivo. Isso porque, será necessário fazer uma série de adaptações no painel, trocar toda a parte elétrica, além de modificar o próprio duto de ar.

Conta para gente aqui nos comentários se você gostou desse equipamento. Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas mídias para ver mais conteúdos como esse.