Todas as pessoas que são apaixonadas por carro já ouviram falar do turbocompressor, mais conhecido como turbo. Alguns até gostariam de ter, ou já teriam, instalado um em seu carro.

Mas você já pensou como funciona em como funciona o Turbocompressor?

O turbocompressor é um dos primeiro acessórios que pensamos quando queremos aumentar a potência do motor de nosso carro. Ele tem algumas vantagens em relação a outros tipos de modificações no motor, porque aumenta muito a potência do motor, não tem uma adição de peso significativa e suporta condições extremas de funcionamento.

Os turbos são um sistema de indução forçada. Eles comprimem o ar que entra no motor e, com isso,  possibilitam uma injeção maior de combustível. Assim obtém-se, mais potência das explosões por cilindro. Um motor turbocomprimido consegue essa compressão de ar, utilizando o fluxo de gás que sai no escapamento e pode ter rotações de até 150 mil pode minuto, 30 vezes mais rápido que um motor comum.

Um dos princípios para aumento da potência do motor é obter maior quantidade de ar e de combustível possível para queimar no motor. Mas como aumentar tamanho dos cilindros ou aumentar o número deles é extremamente caro. O turbo supre essa necessidade sem a necessidade de grandes alterações, pois aumenta em até 40% a quantidade de ar nos cilindros em condições normais de atmosfera.

A pressão de superalimentação típica fornecida por um turbocompressor é de 6 a 8 libras por polegada quadrada (lb/pol2), como a pressão atmosférica normal é de 14,7 lb/pol² no nível do mar, o turbo deveria colocar 50% a mais de potência algo que não ocorre. Uma causa da ineficiência vem do fato de que para girar a turbina é preciso ter a turbina no fluxo de escapamento, o que aumenta a restrição de saída dos gases queimados. Isso significa que, no curso de escapamento, o motor tem que empurrar uma contrapressão.

O turbocompressor é parafusado ao coletor de escapamento do motor. O fluxo dos gases queimados que sai dos cilindros gira a turbina, que funciona como um motor de turbina a gás. A turbina é conectada por uma árvore ao compressor localizado entre o filtro de ar e o coletor de admissão. O compressor pressuriza o ar que vai para os cilindros. Os gases de escapamento, ao deixar os cilindros, passam pelas palhetas da turbina, fazendo-a girar. Quanto mais gases passam pelas palhetas, mais rapidamente elas giram. Do outro lado da árvore à qual a turbina está conectada, o compressor bombeia ar para dentro dos cilindros. O compressor é um tipo de bomba centrífuga que suga o ar para dentro no centro de suas palhetas e lança-as para fora à medida que gira.

Em altitudes elevadas, onde o ar é menos denso, o turbo ajuda na potência. Motores normais têm perda de potência em altitudes elevadas, pois, para cada curso do pistão, o motor recebe uma massa de ar menor. Um motor turbocomprimido pode ter também redução de potência, mas a redução é menos problemática, já que o ar mais fino é mais fácil de ser bombeado pelo turbo.

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