A pensar de todo o conforto e prazer em um carro, há algumas situações que os motoristas não querem passar. Um deles é ter que usar o estepe, aquela roda que fica geralmente na parte de trás do veículo e que as vezes cuidamos quando lembramos. Mas é muito importante lembrar de cuidar dela, porque quando menos se espera pode-se haver a necessidade de usá-la e, se não cuidar, pode ter uma desagradável surpresa. Abaixo vamos dar algumas dicas para você cuidar melhor do estepe e do seu carro quando for usá-lo:

Pneu menor – Há alguns modelos de veículos que tem o estepe menor que as rodas e pneus usados no carro. Nessas condições o recomendado é não usar o estepe por muito tempo e nunca andar em altas velocidades. Vá a uma oficina ou borracharia para consertar o pneu estragado ou trocar.

Calibrar – Sempre verifique a calibragem do estepe com a mesma frequência que for calibrar os outros pneus. O correto é fazer 1 vez por semana, no máximo 15 dias. Mesmo parado o estepe perde pressão e ele pode ser calibrado com mais pressão que os outros.

Parafusos – Se o seu carro tem roda de liga leve, saiba que os parafusos que são usados são diferentes dos das rodas de aço. Por isso se seu estepe não for de liga como as outras rodas, tem que haver parafusos específicos para ele. Se for usar os parafusos para roda de liga em rodas de ferro, pode danificar o sistema de freio, já que eles são maiores.

Aro diferente – Se trocou as rodas, por rodas maiores e manteve o estepe antigo. Tenha atenção para não usar as rodas durante mais de um dia, pois o uso de rodas com tamanhos diferentes provoca desgaste irregular dos pneus e da suspensão. Se for na frente, isso também irá interferir na geometria.

Furto do estepe – Veículos com estepe externo, na parte de atrás ou embaixo do carro, tem acesso fácil para qualquer pessoa furtá-lo, ainda mais em cidades grandes. Por isso, sempre verifique se o estepe está-la, nada é pior que furar o pneu e o estepe não estar no carro. Há algumas travas feitas especialmente para evitar esses furtos.

Estepe Danificado – Nunca use o estepe com calombos nas laterais, cortes ou empenado. Ele pode deixá-lo na mão e sem mais nenhum estepe para ajudar.

Estepe careca – O estepe é um pneu comum , pois isso deve ser tratado como tal. Evite usar o estepe careca, ele precisa estar com uma profundidade mínima de 1,6mm nas marcações TWI. Além de ser muito perigoso, pode resultar em multas.

Essas foram algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis quando for usar o estepe. Por tanto, dê muita atenção para ele.

Precisa de um estepe novo?

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br