Ter o seu próprio carro é o sonho de qualquer cidadão que paga os seus impostos em dias e batalha para conseguir adquirir suas próprias coisas com o seu próprio suor. E quando encontra uma promoção então, muitas vezes é querer aproveitar sem antes pesquisar, mas é aí que pode morar o problema, pois o barato pode sair caro. E como saber se esse carro foi batido ou sofreu algum outro dano antes de vir parar em suas mãos?

 

Por isso vamos aproveitar essa matéria e dar dicas para que você fique esperto e aprenda um pouco mais sobre o que tem que saber na hora da compra do seu carro. Confira:

 

Dicas simples

Claro, para quem não entende e não conhece nada de carro, fica meio que complexo simplesmente chegar e tentar achar alguma coisa que informe que o carro foi batido anteriormente e que agora está sendo vendido como se fosse novo. Isso para quem é leigo não adianta muito na hora, por isso o legal seria tentar levar alguém que entendesse do assunto até o local e pudesse analisar e falar sobre o que realmente há de errado com aquele produto adquirido, caso contrário, há grandes chances de comprar gato por lebre. Mas mesmo assim vamos às dicas:

 

Notar a textura ou até mesmo alguma irregularidade

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Ao olhar qualquer carro, repare que toda pintura que foi refeita ela nunca ficará como era antes, até porque ela foi refeita, não é mesmo? Essas pinturas por não serem e nem terem o mesmo acabamento de fábricas, elas acabam ficando com uma certa elevação, não tendo o costuma e nem o hábito de ficar totalmente lisa, tendo diferença até na cor, talvez ficando até um pouco mais opaca.

 

Por isso sempre que for analisar para saber se o carro foi batido, procure fazer durante o dia, pois com a claridade e iluminação ficará melhor de analisar. Ainda mais quando o carro é metálico. Um teste perfeito é olhar pela traseira do carro, ali que as ondulações sempre ficam em caso de batidas os ajustes, não tendo erro.

 

Um teste que também pode ser feito para saber se o carro foi batido é fazer batidas de leves em cima da lataria, se houver mudanças de sons, já saberá que ali houve substituição e até colocação de massa no local para que tenha sido preenchido danos causados por alguma batida.

 

Preste muita atenção nos painéis e peças

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Preste muita atenção no porta-malas, veja se o mesmo está bem alinhado em toda a volta dele, junto disso, certifique-se também da linha do para-choque em estar alinhado também com as portas  de forma adequada em cada lado. Essas linhas devem estar alinhadas em todas as partes e lados e adequadamente.

 

Quando são batidas frontais

Como-Saber-Se-o-Carro-Foi-Batido-batidas-frontais

Uma das formas de saber se o carro foi batido na frente ou se houve algum dano, essa seria a parte mais fácil de identificar, pois o capô fica bem visível em casos de danos. Portanto, se pretende fazer a compra do seu carro, nunca deixe de olhar essa parte que é uma das mais importantes, ou seja, o capô. Levante o mesmo e verifique qualquer sinal de ferrugem ou até mesmo se está bem alinhado. Toda solda que venha diretamente da montadora é muito difícil enferrujar. Por isso fique atento a esse detalhe.

 

Onde fica o motor, veja se não há nenhuma solda entre o para-lama e o painel. A mínima diferença que você note em relação às junções já é a prova que ocorreu alguma colisão frontal com o veículo.

 

Nos amortecedores, existem torres afixadas e ali existem soldas de fábrica que também é necessária ser muito bem olhada. Olhe se a pintura no local não está lisa? Pois se estiver, esse veículo pode ter sido reformado.

 

Batidas traseiras

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Se carro foi batido e tem lugar que não há “santo” que resolva é onde fica o estepe, portanto, se quiser achar algum dano que tenha sido causado em batidas traseiras, peça para olhar o local onde fica o estepe, pois com certeza ali estará algo que fará você tirar todas as suas dúvidas.

 

Qualquer que seja, por minúsculo que seja um ponto de solda é sinal de que foi comprovada a batida e também o formato denuncia e muito, pois ela nunca pode ser oval.

 

Uma dica importante é: as marcas de tinta vermelha, azul ou amarela geralmente ficam em porcas e parafusos quando costumam sair de fábrica. Já quem conserta não tem hábitos de usarem essas marcas.

 

Simetria

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Qualquer veículo é feito para ser simétrico. Tente imaginar uma linha imaginária no centro do veículo, com uma visão de frente. Existe diferença entre os lados do veículo? Ainda existe essa dúvida de que o carro foi batido? Se há diferença possa ser que o veículo tenha sido proveniente de trocas de peças ou até mesmo trocas paralelas

 

Pintura que não se refere ao ano vigente

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Por mais que um carro seja muito bem cuidado, impossível ele continuar sempre com aquela cor impecável, por isso se você reparar que um carro de anos atrás está com a cor de um carro do ano atual, desconfie que esse carro foi batido e foi feito toda uma reforma que que pudesse ser vendido com o valor atual.

 

Muitas vezes um carro pode ter riscos e amassados, mas nunca ter sido batido, então nem sempre o que se vê é o que é na verdade.

 

Muitas vezes a parte interna está tão perfeita que a parte externa acaba sendo o que menos importa nessa hora, mas saiba que faz toda diferença, sim. Ainda mais para quem quer ter um carro por um bom tempo sem que seja preciso se preocupar com gastos desnecessários e excessivos.

 

Ter um profissional

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O olhar de um profissional é bem diferente do olhar que você tem sobre conhecimento de carro, então, conhecer ou ter indicação de um bom funileiro é importante para saber se o carro foi batido ou se teve algum outro dano que a olho nu assim, fica difícil de ver, portanto, só um profissional vai saber lhe dizer com melhor precisão o que realmente está certo ou errado no carro.

 

Massa e polimento

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Existem alguns trabalhos como o de lanternagem que são considerados muito bem feitos e além de tudo não eixam resquício algum em seu veículo. Portanto, é muito fácil encontrar resquício de massa, algumas repinturas, polimento devidamente excessiva, além de outros problemas devidamente muito comuns durante a lanternagem. Lógico que o toque vai fazer toda a diferença, dando diferença textura sobre os lugares que foram reparados. Toque e batidas com sons diferentes, isso já indica que algo de estranho já foi feito e que confiar no produto não está na hora certa de investir, por isso, todo cuidado é pouco e toda esperteza também.

 

Folga no capô

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Essa relação de folga entre o capô e o para-la também é uma boa indicativa de que o mesmo foi alterado e que por isso o carro deve ter sofrido alguma ocorrência, como já foi dito em alguns itens ali em cima. Qualquer folga que fique entre esses itens é importante contestar e argumentar o porquê do mesmo ter tanta diferença e esperar a resposta para saber se será convincente ao ponto de você acreditar que o carro realmente não foi batido.

 

Brilho

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Carro foi batido e aí tem que fazer todo o reajuste e fazer com que ele se pareça perfeito e que nada aconteceu. Desamassar, Alinhar, pintar. Só que pintura de fábrica é bem diferente de pintura de conserto. Elas podem até parecerem iguais, mas de perto e bem de perto são bem diferentes, nada se iguala a original, por isso se você analisar ponto por ponto, você irá até notar que muitas delas são opacas e alguns cantos ficam onde são feito os reajustes, a opacidade realmente demostra essa diferença e é aí que você ganha na esperteza e a loja perde o cliente, mas o que não pode é você perder o seu dinheiro e o seu tempo também.

 

Hoje em dia os carros parecem que são feitos daquelas antigas latas de azeites que se vendiam antigamente, qualquer batidinha, arranhão ou toque mais forte é como se fosse feito uma estrago com algo mais forte, porque a lataria é como se não fosse para durar muito. Então todo o cuidado é pouco.

 

Através do DETRAN você também poderá pesquisar dados sobre o veículo em compra através do número do chassi, assim como multa, acidente de trânsito, entre outras informações, portanto, não deixe para depois algo que você pode resolver em pouco tempo e com todos os acessos possíveis e sem ficar no prejuízo, até porque o que mais tem hoje em dia são pessoas querendo lucrar as custas de outras pessoas e tirar vantagens. E hoje em dia ter carro não é luxo, é necessidade para tudo. Então aproveite essas dicas para saber se o carro foi batido e não perca tempo. Mostre que você também entende do assunto e que ninguém vai lhe enganar. E boa sorte na compra!