Um dia você pega o seu carro para ir ao shopping ou a praia para passear e se divertir um pouco. Mas no meio do caminho um dos benditos pneus do seu carro resolve furar, isso pode simplesmente atrapalhar todo o seu dia e acabar com a sua diversão.

Então, obviamente, você para o carro e vê o pneu totalmente vazio, sem nenhum vestígio de ar, sem nenhum borracheiro ou posto por perto. Pronto, agora quem trocará o pneu? Ok, é uma tarefa árdua mas alguém tem que fazer e, infelizmente, dessa vez será você.

Para te ajudar a SR Pneus traz algumas dicas para você realizar uma troca de pneu de forma correta. Assim, você poderá trocar o pneu de modo seguro e mais rápido.

Triângulo emergrênciaAo sentir que o pneu está vazio, ligue o pisca alerta, pare o carro imediatamente e puxe o freio de mão, deixando-o engrenado. Depois pegue o triângulo sinalizador de emergência e coloque-o a 15 metros de distância. Se estiver em estrada coloque-o ainda mais longe, recomenda-se pelo menos o triplo de distância e colocar junto alguns galhos de árvore.

Lembre-se segurança acima de tudo.

Agora vamos pegar o  material necessário para realizar a troca: macaco, chave de roda e estepe. Geralmente eles ficam dentro do porta-malas, mas também há carros que levam o pneu reserva sob o assoalho. E alguns modelos incluem no kit um pino mestre e peças para a retirada dos protetores de porcas.

Depois de pegar o material, mãos à obra!

Antes de levantar o carro, a primeira coisa a fazer é localizar o ponto de apoio do macaco no assoalho. Esse local é sinalizado por um triângulo marcado na lataria do seu carro. Se tiver em dúvidas consulte o manual de instruções.

Achou? Ótimo.

Agora levante o macaco até que ele encoste no assoalho e levante um pouco, mas não tire o pneu do chão. Nesse momento que o trabalho começa a ficar mais pesado.

Vamos afrouxar os parafusos?

Trocando pneuAfroxe os parafusos, lembre-se que o pneu murcho ainda deve estar no chão. Se fizer com a roda erquida, ela pode girar e fica mais difícil. Desaperte todos os parafusos, mas sem soltá-los.

Agora sim, vamos erguer o carro.

Ele deve ser erguido o bastante para o estepe poder entrar, pois o tamanho do pneu murcho e menor que o pneu cheio.

Com a roda e o pneu pronto para ser retirado, coloque o estepe em baixo do carro. Caso o macaco escorregue, ele servirá de calço de emergência, evitando acidentes e danificar o carro.

Hora de trocar a roda.

Solte os parafusos da roda com cuidado, pois ao soltar as últimas porcas o pneu pode inclinar ou até soltar completamente. Retire a roda com o pneu furado, pegue o estepe e coloque-o no lugar. Alguns carros contam com um guia para alinhar os furos e facilitar a colocação do estepe . Se não tiver, apoie a roda e gire-a no cubo até que os furos fiquem alinhados. Após isso, coloque um parafuso para garantir que o pneu fique no lugar certo.

Coloque a roda com o pneu murcho no lugar do estepe em baixo do carro e aperte os parafusos até que eles fiquem duros.

Uma dica importante.

Os parafusos devem ser colocados e apertados em buracos opostos, para evitar o empenamento da roda. Em rodas de quatro furos, o processo é feito como um  “X”. Nas versões com cinco furos, ele deve ser feito como o desenho de uma estrela. E leia os avisos que tem no estepe, pois alguns há certos cuidados, como por exemplo não passar de 80 km/h.

Quase acabando!

Agora, desça o carro e faça o aperto final das porcas. Você pode usar o peso do seu corpo para auxiliar na tarefa, mascuidado para não danificar as porcas e o cubo da roda. Guarde aroda com o pneu furado, os equipamentos e leve o carro com cuidado até o borracheiro mais próximo.

Pronto depois de tudo resolvido, vá curtir o seu dia!

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Mas se você quer evitar esses tipos de dor de cabeça, use os pneus Run Flat da Pirelli