Hoje em dia usar a internet para fazer compras representa se popularizou entre os consumidores, isso porque além de ser muito mais comodo, podemos ver uma variedade de produtos ainda maior. Comprar produtos pela internet, que antes eram impensáveis, como pneu e rodas, agora é extremamente comum e uma grande parcela dos consumidores desses produtos vêm da internet.

Mas você sabe como evitar ter dores de cabeça ou problemas na hora da compra online?

Para evitar dores de cabeça desnecessárias na hora da sua compra online, nós da SR Pneus selecionamos algumas dicas do Procon e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), para ajudar você consumidor.

1- Não compre por impulso

As ofertas e descontos das lojas virtuais são atrativos, mas antes de oferecer seus dados e usar o cartão de crédito, é melhor analisar friamente se a compra é necessária.

Desconfie de ofertas milagrosas e sempre compare preços.  Abaixo quatro perguntas que você deve fazer para si antes de comprar algum produto:

a) Preciso realmente desse produto ou serviço?

b) Tenho informações suficientes sobre ele?

c) Essa decisão vai comprometer meu orçamento?

d) A loja é de confiança?

2- Identifique a loja

Procure no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha cuidado se o site exibir apenas um celular, ou e-mail como forma de contato.

Quanto mais canais a loja divulgar seus dados, mais segurança o cliente vai ter se precisar comunicar um problema. “Se a empresa esconde seus canais de relacionamento, provavelmente não quer ficar aberta para o contato com o consumidor”, diz Juliana Pereira da Silva, titular da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

3- Veja a opinião de outros consumidores

Busque referências sobre a loja. Além de perguntar para amigos e familiares, você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.

Dados sobre números de reclamações já feitas sobre a empresa e índices de solução dos problemas podem ser encontrados no Sindec, plataforma que reúne informações de todos os Procons do Brasil.

Além disso, recentemente o Procon divulgou uma lista com 200 sites de comércio eletrônico que devem ser excluídos da lista de confiáveis, pois já apresentaram problemas.

4- De olho na segurança eletrônica

Em uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor, como CPF e endereço para entrega, além do número do cartão de crédito.

Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla “https” e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Para aumentar sua segurança eletrônica, instale e mantenha atualizados programas antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados). Existem opções gratuitas na internet.

Evite fazer suas compras online em computadores públicos, como em lan houses e cybercafés, pois podem não estar protegidos de forma adequada.

Troque com frequência suas senhas e evite códigos óbvios e já usados em outros sites, como datas de aniversário, números de telefone e sequência simples como 123456 ou abcdef. O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números, recomenda o Procon.

5- Verifique a confiabilidade do produto

Leia com atenção a descrição das características do produto antes de fechar a compra e compare com outras marcas. Alguns produtos exigem registro em órgãos específicos. É o caso dos telefones celulares e tablets, que devem ter registro na Anatel. Produtos e serviços de saúde, estética e alimentação, por sua vez, precisam de registro na Anvisa. Já as agências de viagens devem ter registro na Embratur.

6- Compare preços

Tenha noção da faixa de preço normal do produto que você procura, tanto em lojas virtuais como em lojas físicas. Por esse motivo, desconfie se os descontos ofertados pelos sites estão muito fora da faixa de preço normal.

7- Formas de pagamento

Observe as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções têm juros inclusos. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

Se o produto comprado não for entregue e a loja recusar o contato do consumidor, é possível cancelar a compra se o cartão de crédito foi usado como meio de pagamento. O cancelamento deve ser solicitado à administradora do cartão de crédito.

8- Atenção às condições da entrega

O prazo de entrega deve ser informado pelo fornecedor. No Estado de São Paulo existe uma lei que obriga o fornecedor a dar ao consumidor a opção de escolher data e turno de entrega do produto.

Muitas vezes o custo do frete não está incluso no preço do produto e o consumidor deve ficar atento aos valores.

9- Direito de arrependimento

Depois da entrega, o consumidor tem o direito de arrependimento de até sete dias úteis a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Neste caso, deve entrar em contato com o fornecedor e formalizar o pedido de cancelamento e devolução. Importante: o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido aberta.

10- Pós-venda

Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto. Se tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora. Caso a solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Agora você pode fazer suas compras com segurança. Aproveite para visitar nosso loja virtual e veja nossos descontos especiais.