Imagina a cena, você está no seu carro a caminho do trabalho, ou em uma viagem, e a sensação térmica é de uns 40 C°. Nesse momento a primeira reação é abaixar os vidros do carro, mas às vezes, nem isso é capaz de refrescar o interior do veículo. É aí que entra o equipamento que cada vez mais se torna indispensável para a grande parte dos motoristas: o ar-condicionado automotivo.

Esse equipamento, que começou a sua história mais ou menos no início da década de 30, traz tantos benefícios que até mesmo nos dias frios ele deve ser ligado, evitando que os vidros embacem.  

Como é um item que cada vez mais ganha adeptos, o ar-condicionado automotivo tem sofrido bastante mudança, deixando os modelos cada vez mais tecnológicos.  Veja abaixo os tipos de ar-condicionado automotivo que existem:

O tradicional: Analógico

Esse é o modelo mais conhecido, possui um sistema de escolha de temperatura manual através dos botões rotatórios que vão para a parte azul (frio) ou vermelha (quente) e o botão de números que aponta a intensidade que o aparelho vai trabalhar. Não é possível escolher uma temperatura exata, dessa forma, o usuário escolhe a temperatura em modelo de escala. 

Ar-condicionado analógico com controle automático

Este modelo é um upgrade da versão analógica, ele evita ter que ficar mudando a temperatura todo tempo. Continua sendo analógico, porém com controle automático da temperatura, assim os botões continuam giratórios, mas é possível que o sistema se ajuste conforme à necessidade de temperatura.

Ar-condicionado digital

Esse modelo é controlado apenas por botões, e todas as informações ficam em uma tela. Existem alguns modelos que contam até mesmo com uma tela touch.

Porém, ser digital não significa manter a temperatura constante, mas ele garante uma maior precisão na escolha da temperatura.

Digital automático

A diferença desse modelo para o digital é que ele possui sensores que conseguem manter a temperatura escolhida dentro do veículo, dando mais precisão e evitando que o usuário tenha que ajustar a todo o momento. 

Ar-condicionado de Zonas

Primeiramente é preciso saber que as zonas, ou pontos de insuflamento, estão relacionados diretamente com a temperatura, a quantidade de saídas e a formas com que o ar circula pelo veículo.  A maioria dos carros possui um ar-condicionado tradicional, que é apenas de uma zona. Ou seja, existe uma temperatura e fluxo de ar único no interior do veículo.

Os modelos de duas zonas são aqueles onde motorista e carona podem escolher sua própria temperatura e direcionamentos. Já aparelhos de três zonas possuem um controle de temperatura extra e independente para o banco traseiro. E o de quatro zonas, encontrado em carros mais luxuosos, permite que cada lugar do veículo controle independentemente sua temperatura e insuflamento.

ar condicionado dual zone

Em todos esses modelos, é importante lembrar que para um rendimento perfeito do ar-condicionado veicular, é necessário manter as tubulações do ar sempre limpas, além das  manutenções do filtro, gás e saídas de ar que devem ser verificados periodicamente. É recomendável também ligar o ar-condicionado do carro ao menos uma vez por semana, mesmo que sem necessidade, para evitar os ressecamentos da tubulação.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário ou entre em contato com a gente!  Não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas mídias para ver mais conteúdos como esse.