A estimativa da Polícia Rodoviária Federal é de que 20% dos acidentes nas estradas são causados por causa de carros com pneus carecas ou em mau estado. Os motoristas devem ficar sempre atentos à manutenção, calibragem ou troca dos pneus, se necessário, mas sempre antes de ficar totalmente liso, a fim de evitar acidentes.

Como cita o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinícius Rodrigues, muitos motoristas não querem gastar dinheiro antes da hora, mas acabam esquecendo que colocam em risco a vida de quem anda no automóvel onde estão pneus em mau estado. Pneus não devem ser vistos como gasto ou despesa, mas sim como investimento. Ache o pneu ideal pra você clicando aqui.

Todos saem perdendo quando os pneus ficam carecas

Em vigor desde junho deste ano, a nova “Lei Seca” evita que motoristas dirijam embriagados com a utilização de avisos e multas, mas os perigos nas estradas ainda se mostram grandes, assim como andar com os pneus “carecas”. Em uma blitz na BR-153, em Goiânia, policiais rodoviários encontraram diversos carros nesse estado.

Segundo o inspetor Marcus Vinícius, pneus aparentemente lisos, condição esta que os deixa sem estabilidade e aderência ao asfalto, devem ser trocados imediatamente, não sendo mais seguro andar com eles. E, apesar de ser um assunto importante para conhecimento de todos os donos de carros, automóveis com pneus em mau estado ainda são encontrados em várias cidades interioranas ou até mesmo em centros urbanos.

pneu-nono-e-pneu-careca

Outro motivo para causa de acidentes, além dos motoristas andarem com pneus carecas, é a tentativa de “remendar” o pneu, mesmo com ele precisa ser trocado, a fim de não descolar as bandas de rodagem. Segundo o inspetor , pneus assim ficam na eminência de se “desmontar” e acabar por causar algum acidente. Conforme o inspetor ainda afirma, a multa para quem anda com pneus em mau estado é de R$ 127,00 e mais 5 (cinco) pontos na Carteira de Habilitação.

Apesar de esquecer, muitas vezes, é importantíssimo manter o estepe em boas condições para caso precise trocar o pneu no meio de uma viagem. Isso também é avaliado em blitz, segundo o inspetor, o que gera ainda mais multas.

Como saber a hora de trocar os pneus

O indicador de desgaste fica nos sulcos dos pneus, que são aquelas fendas ao longo das bandas de rodagem, ele se chama TWI. Sempre que for pegar a estrada, é bom checar como está o TWI do pneu. Segundo o engenheiro Jalles Carlinho da Costa, para saber como avaliar quando é interessante trocar os pneus, basta verificar se a altura das bandas de rodagem, que são as partes maiores da face do pneu, estiverem iguais aos ressaltos dos sulcos do pneu, o TWI. Quando eles estiverem na mesma proporção, quer dizer que o pneu já se desgastou o bastante e é hora de trocar, pois caso eles atinjam a mesma altura, o pneu ficará careca e liso.

pirelli-phantom-twi