Lembra daquele seu carro que está parado na garagem e que você quase não anda?

Ele também precisa de cuidados especiais, até mais que você imagina, e não é só porque o carro está parado que ele não será afetado ou não sofrerá danos. Muitos problemas ocorrem com essa falta de cuidado, e não adianta achar que não andar conserva o carro.

Uma das coisas mais importantes, que é recomendado pelas montadoras e mecânicas, é ligar o carro a cada 15 dias e deixar ligado entorno de 20 minutos. Isso evita da bateria descarregar por completo e os fluídos permaneçam em boas condições. Se o carro tiver ar condicionado é bom deixa-lo ligado pelo mesmo período.

Quando um carro fica parado por mais de seis meses, seu funcionamento é comprometido e sua vida útil provavelmente é comprometido. Isso porque as peças e fluídos sofrem influência do tempo, como combustível oxidando nos tanques de gasolina, ressecamento das borrachas, lubrificantes que perdem as características e etc.

O correto é usar o carro com frequência, para fazer os fluídos passarem pelo motor, caixa de marcha e freios, e evitar da gasolina ser oxidada no tanque. Mas se você tem a necessidade de deixar o carro parado, abaixo seguem algumas dicas de como proceder para proteger da melhor maneira possível:

1) A primeira coisa que devemos fazer para proteger nosso carro é procurar deixa-lo em um lugar bem seco, longe da umidade, e bem arejado. Isso evita a corrosão precoce do escapamento. Já que protegê-lo é bastante difícil.

2) Manter o carro suspenso, sem que os pneus encostem no solo. Se deixá-lo diretamente no chão o pneu vai esvaziar e deformar, ficando quadrado.

3) Antes de deixar o carro parado, troque o óleo, o líquido de arrefecimento e abasteça com gasolina aditivada e deixe-o ligado durante por 20 minutos. E quando voltar a usar, troque os líquidos e novamente abasteça com gasolina aditivada.

4) Para diminuir a oxidação dos discos e tambores, que tornam o freio excessivamente agressivo, guarde o carro em local seco e arejado.

5) A lubrificação das rodas não resiste ao período inativo. Se o carro parar por mais de seis meses, o jeito é trocar a graxa imediatamente antes do uso.

6) Para evitar os problemas relacionados às borrachas, dois dias antes da imobilização lave bem o carro com produtos neutros e muita água. Seque-o bem e deixe no sol por alguns minutos. Encere-o com uma cera protetora e guarde em lugar seco e bem ventilado. Não coloque capas que impeçam a ventilação do veículo.

7) Desligue os cabos da bateria e mantenha os braços dos limpadores dobrados, sem contato com o vidro.

Com esses cuidados evita-se muita dor de cabeça quando voltar a andar com o carro.

Visite nossa loja virtual, www.srpneus.com.br.