As vendas de automóveis no Brasil cresceram mais de 4% no último mês de julho, e uma fatia dessa comercialização foram dos modelos SUV (Sport Utility Vehicle), com mais de 23 mil unidades vendidas no mês passado. Em consequência desse aumento de SUVs nas ruas brasileiras, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem. Segundo dados da Fenabrave, a região Sudeste contém aproximadamente 60% dos veículos SUVs do território nacional. Em números, o Brasil contém mais de 7 milhões desses modelos circulando, e os quatro estados da região registram mais de 3,8 milhões em movimento.

Com um perfil de consumidores diferente dos outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem maior atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro. Os pneus desses modelos de carro se diferenciam pelo perfil mais alto, sendo desenvolvidos para suportarem o uso em várias situações, diversos terrenos, como áreas urbanas e fora do asfalto, e carros 4×4. Por isso a escolha tipo de pneu certo, como os Pirelli Scorpion STR ou Pirelli Scorpion ATR, implica diretamente no desempenho, economia e durabilidade, do carro e do pneu, dependendo da utilização do carro.

Devido as medidas e seu uso em diferentes terrenos, o primeiro item que devemos verificar em um pneu de um SUV é a calibragem. Ela mudará conforme o tipo de terreno que rodará e deve ser verificada a cada semana, para carros que roda no asfalto, ou 15 dias, para carros que rodam fora de estrada. Essa verificação serve para evitar desgaste prematuro e danos na estrutura. Sempre mantendo a proteção das válvulas de ar.

O balanceamento e alinhamento também é motivo de preocupação nesse tipo de veículo. Por rodarem em terrenos variados, as suspensões e a geometria dos eixos sofrem mais que o normal. Então é muito importante os proprietários sempre fazer a revisão da suspensão e da geometria, como balanceamento, alinhamento, cambagem e etc.]

Muitos SUVs tem o estepe pendurado na parte exterior do veículo, para dar um ar maior de Off-road. Porém esse tipo de exposição prejudica o pneu. Ficar sob sol, chuva e variações de temperatura, acabam estragando-o e para evitar é necessário protegê-lo com uma capa especial. E é bom lembrar que, ao calibrar, sem usar 3 ou 4 libras à mais do que as aplicadas nos pneus em uso.

Interessado em pneus para a sua SUV?

Visite nossa loja virtual, www.srpneus.com.br.