Tem alguns pequenos defeitos que nós, motoristas, não damos muita atenção por ser um problema pequeno ou ser fácil de resolver. Isso muitas vezes ocorre por acreditar que nada pior poderá acontecer ou por pura preguiça mesmo. Mas se não cuidar desses pequenos problemas, eles podem crescer a proporções inimagináveis, principalmente com freios e pneus. Vale lembrar que 70% dos carros que circulam no país estão com algum desses pequenos defeitos. Então cuide do seu carro.

Pastilhas de freios

Andar com a pastilha gasta certamente trará prejuízo, ainda mais se o motorista anda um pouco mais apressado. Com a pastilha gasta o carro demora mais a parar durante uma freada, que pode até não funcionar. O perigo de uma colisão é muito alta nesses casos, com possibilidade de sair alguém ferido ou pior. Consertar um carro que sofreu colisão pode sair muito mais caro que o valor de trocar umas simples pastilhas de freio, R$150,00 em média.

Correia dentada

A correia dentada é responsável pela conexão entre o eixo de comando de válvulas com o vibrequim, ela que faz a sincronia da abertura e fechamento das válvulas. Usar uma com o tempo de vida expirado aumenta, e muito, o risco de rompimento da correia, podendo causar um choque entre as válvulas e os pistões. Quando isso ocorre, para consertar deve-se fazer uma retífica do cabeçote do motor, substituir as válvulas e guias danificadas, refazer suas sedes onde são alojadas. Tudo para garantir o funcionamento correto e evitar que entre óleo nas câmaras de combustão.

Esse simples conserto custa no mínimo R$ 2 mil, alguns carros populares podem custar até mais que o dobro. Já a troca da correia custa em média R$ 200,00, já com todos os serviços inclusos. Então, pense bem, não vale mais trocar a correia e gastar R$200 a cada 50 mil Km, do que ter que gastar no mínimo R$ 2 mil e ainda continuar trocando?

Lâmpadas

Trocar uma lâmpada do carro parece muito simples, rápido e até barato, em média R$ 20. E é, mas muitos não fazem justamente por isso e por parecer não ser tão urgente. Mas não trocá-la pode gerar um prejuízo enorme, principalmente se for o farol. Em uma rua escura ou estrada, ter os faróis funcionando perfeitamente pode ser a diferença entre poder evitar um buraco ou até um possível acidente. Além de evitar uma multa de R$ 85,00 por andar com as lâmpadas queimadas.

Gasolina

Andar com a gasolina sempre na reserva pode custar mais caro que imaginamos. Infelizmente a gasolina no Brasil não segue padrões de qualidade muito bons e geralmente tem uma certa quantidade de sujeira. Andar com a gasolina na reserva fará com que a sujeira se acumule mais rapidamente na bomba de combustível, certamente ele irá entupir e queimar. Uma simples troca da bomba custa em média R$ 350,00, para carros populares. Então ande com pelo menos meio tanque no carro.

limpadores de parabrisas

Usar as palhetas dos limpadores ressecadas pode causar riscos nos vidros e outros grandes prejuízos. Como em dias de chuva causar falta de visibilidade podendo atrapalhar a direção e aumentar o risco de colisão. É melhor conferi-las de vez em quando e trocar, se necessário, do que gastar no mínimo R$ 350 pelo vidro mais os R$ 20 das paletas, para carros populares.

Pneus ruins

Andar com pneus carecas é muito perigoso, principalmente por eles serem uns dos principais itens de segurança do carro. Mas mesmo assim é comum ver carros andando assim e andar nessas condições representa um risco de colisão grave enorme. O melhor é sempre andar com o pneu dentro do prazo de vida e verificar se o desgaste chegou no limite, com a marcação do TWI. Para aumentar a vida do pneu, ande com o carro alinhado, balanceado e sempre faça o rodízio dos pneus. É melhor gastar um pouco com os pneus que perder a vida.

Óleo

O óleo é outro item que requer atenção. Ele é fundamental para manter a lubrificação do motor, por isso deve ser trocado dentro do prazo e nunca deixe de verificar se o nível está no limite. Andar com o óleo fora do prazo de validade, entorno de um ano, ou com ele abaixo do nível, comprometerá a lubrificação e o óleo não ajudará a refrigerar o motor. Isso diminui a vida do motor, ou pior, o motor poderá fundir e quando ocorre, o gasto no mínimo será de R$ 5 mil. É melhor manter o óleo e o filtro sempre em dia.

Água

A água do radiador é uma coisa que quase todos os motoristas demoram para verificar, e isso porque é o principal meio de resfriamento do motor. Sem ela o motor sobreaquece e se andar por muito tempo o motor se funde, gerando um prejuízo de, no mínimo, R$ 5 mil reais. Por tanto verifique a água pelo menos uma vez por mês, e complete-a com o fluído na proporção certa se necessário.

Fonte: Revista Autoesporte

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