Buracos, combustíveis adulterados e defeitos de fábrica são uns dos responsáveis por acabarem com a vida do seu carro. Nem sempre o motorista sabe que eles vão destruindo aos poucos o seu carro, por estarem fora do seu controle. Mas há algumas manias que alguns motoristas têm que são tão ou mais nocivas ao carro que esses. Por exemplo, a falta de manutenção preventiva e a forma de condução do veículo.

Sim, a forma que você dirige ajuda a acabar com a vida útil do seu carro. Pode até parecer erros óbvio para alguns, ou nem serem considerados erros para outros, mas percebê-los e abandoná-los é mais difícil que parece. Abaixo listamos 10 erros que são cometidos contra nossos carros.

1) Andar sempre com combustível na reserva

Andar sempre com combustível na reserva causa superaquecimento na bomba de combustível e consequentemente a sua queima. Isso ocorre porque, como ela fica alojada dentro do tanque, o combustível também é usado para resfriar o motor elétrico que está dentro da bomba. Andar com o tanque na reserva a troca térmica não ocorre e o superaquecimento diminui a vida útil da bomba.

2) Passar na diagonal em lombadas e valetas

Ao passar na diagonal em lombadas forca a carroceria do carro causando torções e rompimento dos pontos de solda, gerando estalos e alguns barulhos difíceis de serem detectados. Para evitar problemas o correto é passar perpendicularmente e bem devagar.

3) Encostar as rodas na calçada

Ao encostar a roda na calçada força o rolamento, podendo causar danos que pode gerar ruídos e até travamentos.

4) Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na calçada

Girar o volante com o carro parado sobrecarrega todo o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. O ideal é sempre manobrar com o carro em movimento.

5) Deixar o pé na embreagem

Esse é um costume que afeta toda a vida útil do sistema de embreagem. É uma das manias mais comuns e que todos sabem como é errado. Mas algumas vezes quem faz nem percebe. Segurar um carro usando a embreagem e o acelerador para segurar o carro em uma subida tem o mesmo efeito. São manias que diminuem em mais de 50% a vida útil da embreagem.

6) Andar com o veículos de alagamentos.

Passar por áreas alagadas diminui muito a vida útil dos rolamentos, esticadores de correia, pois o contato dessas peças com a água causa a médio prazo ferrugem gerando ruídos e, consequentemente, quebras. O efeito é ainda por em carros mais velhos.

7) Descer vias inclinadas desengrenado

Descer vias na banguela, ou desengrenado, exige muito mais do freio e gasta muito mais combustível que descer engrenado. Este ato o superaquece os freios, podendo causar falhas neles ou ainda empenar os discos. Sempre desça engrenado, pois nessa condição a injeção eletrônica não injeta combustível, fazendo economizar mais, e não sobrecarrega o freio.

8) Arrancar e reduzir intensamente

O motor do carro fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte, não percebe, mas acaba danificando-os com o tempo.

9) Usar óleo fora da validade ou com quilometragem maior que a prevista

Andar com o óleo nessas condições é muito ruim para o motor e acaba diminuindo muito a sua vida útil. É um ato comum entre os motoristas, mas mesmo passando pouco, entorno de 1000 km ou 1 mês fora da validade, o óleo velho acaba com o motor e força uma retifica prematura. Sempre ande com a troca de óleo em dia.

10) Andar com o carro desalinhado

Esse é um dos motivos que fazem os motoristas trocarem de pneu muito cedo. Além de exigis mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora. Para veículos com direção hidráulica, na maioria das vezes, os problemas só são notados quando já perdeu os dois pneus dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.

Fonte: Revista Autoesporte

Visite nossa loja virtualwww.srpneus.com.br