Por mais que você limpe a lataria, os pneus, as rodas e os retrovisores do seu carro, é preciso também dar atenção ao lado de dentro, já que é ali onde você passar muito mais tempo.

Para manter o interior limpo, é importante evitar a sujeira. Tente evitar, por exemplo, comer dentro do carro. Isso salvaria os bancos e os tapetes, pois estes são os mais sensíveis e os que mais precisam de toques especiais.

A seguir, damos dicas simples para qualquer um fazer em casa e manter o interior do carro sempre limpo.

Para limpar o painel

No painel, é importante ser delicado. Não jogue água diretamente. Use um pano úmido e certifique-se de que o pano não esteja sujo, para não afetar a superfície. Você também pode passar um pano de microfibra com silicone para lustrar. O mais importante é retirar toda a poeira que se acumula junto aos instrumentos do painel.

limpando-painel

Para limpar os tapetes

Se os tapetes  do seu carro forem feitos de borracha, é indicado retirá-los e lavá-los com água, sabão e uma escovinha. Isso permite limpar entre as ranhuras e retirar toda sujeira. Se seu tapete for do tipo “carpete”, então uma boa escova úmida é o suficiente. Além disso, tenha cuidado ao secar, pois o tapete tipo carpete precisa de mais tempo para secar e não ficar cheirando mal dentro do carro.

limpando-tapetes

Para limpar os vidros

A limpeza interna dos vidros é outro ponto de atenção. Isso porque é preciso retirar a gordura causada pelo suor e as tradicionais manchas que ficam quando alguém encosta a mão ou os dedos no vidro. A dica é usar um pano limpo de microfibra com produtos adequados para essa limpeza, como o cristalizador de vidros, que serve tanto para os vidros, quanto para os retrovisores. Depois, basta finalizar a limpeza com um antiembaçante, para evitar que a visibilidade fique prejudicada em dias de chuva.

limpando-vidros

Para limpar o estofamento

Para não dificultar na secagem, evite usar água diretamente no estofamento, para que não umedeça a espuma. Se estiver com sujeira mais pesada, use um pano úmido com detergente. Se não houver nada demais, use um aspirador de pó para tirar a sujeira leve. Se seu banco for feito de couro, use um pano seco e macio, semanalmente. Os bancos com cor clara precisam de limpeza mais profunda porque deixam a sujeira mais evidente. Nesse caso, é bom passar um pano macio e úmido com sabão líquido (que é menos abrasivo) neutro e depois retirar com um pano seco o excesso.

limpando-bancos

Para limpar o interior em geral

Todos os compartimentos, como porta-luvas, porta-copos, o próprio volante e até mesmo o chão do carro, podem ser limpos com aspirador de pó e produtos com pouca química, para que não prejudiquem ou alterem o material. Por exemplo, alguns desses “preteadores” a base de silicone não são indicados, pois são abrasivos. Portanto, use apensa um pano para retirar sujeira mais grossa e aspirador para as sujeiras leves.

limpando-interior

Conheça nossa loja virtual com os melhores pneus, rodas esportivas e acessórios para o seu carro, acesse www.srpneus.com.br