Seu carro sofre desgaste como todos os outros, não é? Perder eficiência e resistência dos produtos utilizados em seu carro, em partes como vidros ou pneus pode ser comum, mas não é só o tempo que causa isso. Falta de manutenção e principalmente desatenção à limpeza no geral podem desencadear problemas técnicos, além de deixar seu carro feio e com aspecto de mal-cuidado.

Isto, além de ser ruim esteticamente, desvaloriza o carro com o passar do tempo, fazendo com que seja mais difícil realizar uma possível venda e perca valor de mercado. Por isso, manter seu carro em bom estado só vai lhe trazer vantagens.

Limpeza automotiva externa

Sempre que for lavar o carro, tanto em lava-rápidos, como em casa, é bom prestar atenção a alguns detalhes simples que fazem toda diferença no resultado. No caso dos lava-rápidos, é importante conhecer os serviços para não pagar por algo mal feito.

1. Cuidado com a exposição ao sol

Não lave o carro debaixo de sol quente, pois o contato direto do sabão com a lataria quente, pode ocasionar manchas indesejáveis.

2. Cuidado com pressão de jatos de água

Não use-os diretamente em peças como radiador, pois a pressão pode prejudicar as aletas (lâminas ligadas aos tubos de arrefecimento e ao tubo morfo, que serve para aumentar a área de troca de calor) e gerar danos ao funcionamento. Jamais direcionar o jato de água às rodas logo após parar o veículo, pois a água fria em contato com os freios quentes pode empenar os discos. Existem muitas peças delicadas no carro, e devem ter atenção redobrada.

3. O melhor jeito para lavar o carro

O caminho mais indicado para fazer a lavagem é: teto > capô > traseira laterais  > rodas e pneus. Desta forma, as sujeiras mais grossas e com resíduos abrasivos que ficam nas partes mais baixas da carroceria não serão levadas a outras partes, podendo riscar ou manchar.

4. O melhor tipo de escova

A indicação é maciez e suavidade, afinal arranhar seu carro é a última coisa que você quer. Isso nem sempre é observado em lava-rápidos, então fique esperto.

5. Aplicação correta de cera

A cera deve ser aplicada depois da lavagem, quando o carro estiver seco e com a lataria fria. Em movimentos circulares para espalhar adequadamente a cera, é recomendado que se faça por partes, de acordo com o tipo de cera utilizada, respeitando o tempo de ação do produto e nunca deixando-o secar além do recomendado sobre a pintura. Cuidado para não passar cera em partes plásticas ou de borracha, pois pode deixar manchas.

6. Abaixo da carroceria

Essa parte é importante, mas também sensível e por isso só deve ser lavada com água e sabão neutro. Quando for realizar a lavagem por baixo é importante deixar o carro esfriar por algum tempo, pois peças quentes em contato com a água fria podem sofrer alterações. É altamente recomendável que seja lavado com água quente para evitar este tipo de problemas.

7. Limpeza do motor

Só se tiver muita sujeira e geralmente uma vez por ano. Deve ser feita preferencialmente em locais especializados, mas se feita em casa, deve haver cuidado extremo com partes eletrônicas, pois água é prejudicial neste caso.

8. Limpadores de pára-brisa 

Nunca usar detergente comum nos limpadores. Isto pode deixar manchas nos vidros e na lataria. Existem produtos específicos que podem ser utilizados ou apenas água.

9. Cuidado com rodas de liga leve

Este tipo de rodas possui acabamento da pintura semelhante ao da carroceria, o que as torna tão sensíveis quanto. Para essa parte então apenas água, sabão neutro e uma escova macia e firme, para retirar a sujeira e não arranhar e nem atacar a pintura.

10. Cuidado com as dobradiças das portas

É legal sempre mantê-las com vaselina e óleo antiferrugem. Desta forma se evitam ruídos, desgastes prematuros e que a ferrugem comprometa o funcionamento e estética das dobradiças.

11. Atenção às borrachas de vedação

Elas estão no capô, nas portas, porta-malas e janelas, devem também ficar sempre bem hidratadas. Você pode aplicar silicone para automóveis, mas se estiverem gastas demais ou com rachaduras talvez seja recomendável fazer a troca. Isso evita entrada de água, sujeira e barulho do vento invadindo a cabine.

12. Para quem gosta de adesivos

Cuidado com a aplicação, quantidade e lugar onde aplica, pois a cola deles pode danificar a pintura e deixar manchas em volta e no lugar, por isso, lembre-se de limpar essas áreas também.

13. Manchas de lama

Essas são difíceis de remover, por isso, é recomendável a lavagem o mais breve possível para evitar manchas. Caso não consiga retirar as manchas com lavagem comum, existem produtos que podem auxiliar na retirada, ou realizar um polimento profissional na lataria.

14. Tipos de polimento

É sempre importante fazer esse procedimento em lugares especializados, de tempos em tempos. Assim a pintura do carro se mantém com brilho e fica mais resistente à sujeira por mais tempo. Atenção aos polimentos com teflon ou flúor, pois eles duram mais tempo.

15. Cuidado com os para-choques

Depois da pintura e carroceria, são uma das peças a serem verificadas. Elas mostram o estado de conservação do carro, valorizando ou não o veículo. Por isso, é bacana mantê-los limpos e hidratados com silicone frequentemente. Nos para-choques pintados, o polimento deve ser realizado em conjunto com o polimento da lataria.