Em 1989 foi apresentado no Salão de Detroit o carro-conceito Dodge Viper. Com um estilo exótico e o grande capô ocupando boa parte da carroceria, foi lançado como veículo de série em 1992, em formato roadster resgatando o espirito desses modelos. Anos depois ganhou a versão cupê, batizada de GTS.

Assim como os muscle-cars do passado, o Viper possui um motor de grandes dimensões (8 litros) e baixa potência específica, ficando a única diferença por conta do número de cilindros: em vez de um V8, utiliza um V10 de 455 cv líquidos. Sua arrancada era considerada excepcional fazia de 0 a 100 km/h em meros 4,5 segundos com câmbio manual de cinco marchas e tração apenas traseira.

O modelo passou por quatro gerações, sendo a primeira de 1992 até 1996, a segunda de 1996 até 2002, a terceira de 2003 até 2006 e a última de 2008 até 2010. Um fato curioso é que nenhum Dodge Viper foi fabricado em 2007, sendo informado pela gráfica que esse fato foi pensado para focar na construção do novo modelo. Mas quando a Dodge foi adquirida pela Fiat, foi anunciado a retirada do Vipe mercado, encerrando assim a vida de um dos carro mais admirados do seu segmento.