O alinhamento da direção é um serviço de manutenção muito importante e que deve se tornar uma rotina, pois, um carro com a direção bem alinhada garante segurança para o condutor.

A função da caixa de direção é passar os movimentos feitos no volante para as rodas. Com o passar do tempo, é normal que ela  fique com o seu ângulo para dentro ou até mesmo para fora.

Então será preciso verificar o alinhamento da direção e a analisar os ângulos originais. Neste caso, cada veículo terá uma necessidade e é muito importante prestar atenção a isso.

alinhamento

Quais são os Principais ângulos verificados na geometria de direção?

Para entender sobre o alinhamento da direção, é preciso conhecer os principais ângulos que devem ser verificados. São eles:

  • Câmber;
  • Cáster;
  • Convergência e divergência.

O Câmber (ou cambagem) é a inclinação da roda e tem relação a linha vertical, ou seja, veículo de frente. Do outro lado, pode ser positiva (roda inclinada para fora) e negativa (inclinada para dentro).

camber

Já o Cáster, trata-se do ângulo que é formado por uma linha vertical que passa pelo centro do cubo de roda. Caso esteja inclinada para a traseira do veículo, indica que está positiva e ao contrário, negativa.

E a Convergência e divergência é o fechamento das rodas dianteiras em relação à sua própria trajetória. Sendo convergência quando apontam para dentro do veículo e divergência quando aponta para fora do carro.

Como saber se está na hora de fazer o alinhamento da direção?

Existem algumas situações que ajudam a perceber se está na hora de fazer o alinhamento no seu automóvel. Confira os sinais abaixo:

  • Veja se o veículo “puxa” para o lado

A maneira mais fácil de saber se está na hora de realizar o alinhamento do automóvel é ver se o carro “puxa” mais para a direita ou para a esquerda.

  • Verifique se é hora de fazer a manutenção

É importante olhar o manual do proprietário do veículo para saber se está na hora de fazer a manutenção. O aconselhável é alinhar a direção do veículo sempre que fizer a manutenção preventiva.

  • Preste atenção aos impactos

Caso passe com o carro em alguma pedra, guia ou buraco, é importante fazer o alinhamento. Geralmente, esses tipos de impactos causam danos e é possível apresentar problemas na direção do automóvel.

  • Faça o alinhamento após a substituição dos pneus

Sempre faça o alinhamento ao substituir os pneus do automóvel. Isso ajuda na hora de dirigir e também evita outros problemas.

Agora que você entende um pouco melhor sobre o alinhamento de direção e os sinais que  o seu carro apresenta quando está desalinhado, basta prestar bastante atenção para identificar o momento certo para fazer o alinhamento.

Aqui na SR Pneus além de encontrar produtos de qualidade também oferecemos o serviço de alinhamento com profissionais qualificados, confira na nossa loja virtual.