Vamos falar sobre as 11 equipes de F1 para temporada de 2014: Red Bull, Ferrari, McLaren, Lotus, Mercedes, Force India, Sauber, Toro Rosso, Williams, Caterham e Marussia.

Red Bull Racing

F1 Testing in Bahrain - Day Two

Campeonatos de construtores: 4
Vitórias: 47
Pilotos: Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo

A Red Bull Racing venceu o Campeonato de Construtores por quatro anos seguidos, derrubando recordes e desmontando reputações com a tranquilidade casual de um bichinho de estimação em uma fábrica de travesseiros. A equipe venceu 47 das 165 provas disputadas em nove anos e queria as mudanças no regulamento da mesma forma que uma pessoa deseja um tratamento de canal. A outra mudança é também significante: a Red Bull tem um novo piloto pela primeira vez desde 2009, com Sebastian Vettel sendo acompanhado de Daniel Ricciardo, promovido do programa da Red Bull. Dupla feliz, resultados incertos.

Mercedes

MERCEDES

Campeonatos de Construtores:
Vitórias: 4
Pilotos: Lewis Hamilton e Nico Rosberg

As impressoras e os designers gráficos na área de Brackley estiveram ocupados nos últimos 15 anos com a equipe de F-1 local, que parecia querer mudar de novo ano a ano, passando por várias encarnações, como uma grande equipe tabagista, depois a confusa representante de fábrica da Honda, passando por um time particular vencedor de tudo e terminando como a reencarnação da Mercedes. Após vencer tudo em 2009, a estabilidade e um orçamento decente parecem que serão recompensados. Em Lewis Hamilton, a Mercedes tem um campeão mundial capaz de entregar as vitórias – apesar de que ele precisará passar por cima de Nico Rosberg para isso.

Ferrari

TEST PRE-CAMPIONATO F1/2014 BAHRAIN 19-22/02/14

Campeonatos de Construtores: 16
Vitórias: 221
Pilotos: Fernando Alonso e Kimi Raikkonen

Enquanto as outras equipes tentam lidar com um motor e dois sistemas de recuperação de energia, a Ferrari é movida pelo V6, ERS-H, ERS-K e a ferocidade de Fernando Alonso. O espanhol foi vice-campeão atrás de Sebastian Vettel em três dos últimos quatro anos – mesmo tendo, às vezes, um carro ridículo. O retorno do expert James Allison como diretor técnico pode mudar isso, mas existe outra figura voltando que chamou a atenção e provocou calafrios em alguns: Kimi Raikkonen. Como os dois lidarão com isso? Será que eles vão se ignorar? Respostas em breve.

Lotus

LOTUS

Campeonatos de Construtores: 2
Vitórias: 37
Pilotos: Romain Grosjean e Pastor Maldonado.

A Lotus se transformou na formiga atômica da F-1 com seu bico dividido em dois. Mesmo com toda a adversidade, ela continua a impressionar. Os últimos anos viram a ex-equipe Renault lidar com sérios problemas de grana e, mesmo assim, produzir carros capazes de vencer. Os últimos a sair foram Raikkonen e Eric Boullier. Com isso, a equipe depositará sua confiança nos ombros mirrados de Romain Grosjean e bolsos cheios de Pastor Maldonado. Mas a pergunta é: será que eles conseguirão tirar outro coelho da cartola?

McLaren

MCLAREN

Campeonatos de Construtores: 8
Vitórias: 182
Pilotos: Jenson Button e Kevin Magnussen

A McLaren passou a maior parte do século 21 como a segunda melhor equipe da F-1. Infelizmente, neste período, as melhores equipes foram Ferrari, Renault, Brawn e Red Bull. O ano de 2013 foi um desastre, sem um pódio pela primeira vez desde 1980. Louca para encerrar isso, a McLaren ressuscitou Ron Dennis, o que deve dar um choque cultural por ali. Kevin Magnussen é uma aposta de baixo risco, enquanto Button é o piloto mais experiente do grid. Se for o ano de um piloto esperto, Button certamente está como um dos favoritos.

Force India

Motor Racing - Formula One Testing - Day 4 - Jerez, Spain

Campeonatos de Construtores:
Vitórias:
Pilotos: Nico Hulkenberg e Sergio Perez

Os seis anos da Force India na Fórmula 1 renderam uma pole, um pódio e duas melhores voltas. Pode esperar uma melhora nesses números com pilotos rápidos e um bilhete de loteria na parte dos motores. Sergio Perez, descartado da McLaren, pode ser essencial, enquanto Nico Hulkenberg é consistente e rápido. Foi uma surpresa ver Hulkenberg sem uma vaga em um time grande. Sorte para a Force India.

Sauber

GP Spanien 2013

Campeonatos de Construtores:
Vitórias:
Pilotos: Adrian Sutil e Esteban Gutierrez

Enquanto impérios surgem e caem, a Sauber segue sempre no seu cantinho, sem chamar a atenção. Eles nunca tiveram o orçamento para atrapalhar as grandes, mas sabem o que precisam fazer. Adrian Sutil chega com sua experiência, enquanto Esteban Gutierrez espera construir em cima da segunda metade de 2013. Apesar de ter perdido gente talentosa nos últimos anos, ela nunca se incomodou. Deve ser mais uma temporada pragmática para os suíços.

Toro Rosso

Jean-Eric Vergne (L) and Daniil Kvyat  (R) - Lifestyle

Campeonatos de Construtores:
Vitórias: 1
Pilotos: Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat

A Toro Rosso terminou 2013 isolada em oitavo, bem à frente da Williams, mas incapaz de somar pontos suficientes para enfrentar o resto do pelotão do meio do grid. Eles esperam por uma temporada melhor em 2014 mas as indicações da pré-temporada não foram tão animadoras. Eles têm o experiente Jean-Eric Vergne no carro líder e Daniil Kvyat no segundo carro, precisando superar Vergne.

Williams

WILLIAMS

Campeonatos de Construtores: 9
Vitórias: 114
Pilotos: Felipe Massa e Valtteri Bottas

A Williams se tornou uma das versões dos “gigantes adormecidos” do futebol. Aquele time que geralmente anda no fundão e os velhos (qualquer um acima de 30 anos) veem isso como uma ação bizarra e masoquista. A Williams acaba sendo uma opção para os românticos que sonham ver o time de volta ao tipo. Em 2014 isso nunca foi tão real: dois pilotos bons do naipe de Felipe Massa e Valtteri Bottas, o motor certo e uma pintura de babar.

Marussia

Motor Racing - Formula One Testing - Bahrain Test One - Day 4 - Sakhir, Bahrain

Campeonatos de Construtores:
Vitórias:
Pilotos: Jules Bianchi e Max Chilton

A equipe situada em Banbury teve algo como uma largada falsa, com um plano de simulação que não funcionou. A partir de então, eles estão correndo atrás: em Jules Bianchi, eles têm um piloto bom o suficiente para fazer sua parte com um bom carro, enquanto uma nova fábrica e um acordo técnico com a McLaren os colocam rumo à direção ideal. O que eles fazem agora é extremamente bem orientado.

Caterham

CATERHAM

Campeonatos de Construtores:
Vitórias:
Pilotos: Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson

Após quatro anos na F-1, a Caterham conquistou exatamente nada. Nada de pontos, nada de falhas significativas ou corridas incomodando os times grandes. Eles, contudo, têm boas pessoas, o equipamento certo e um carro que é, no mínimo, interessante. Ficou claro que a equipe não gastaria muito em causas perdidas (eles esperaram o regulamento mudar para tentar avançar). Vamos ver se eles conseguem aproveitar a chance.