O farol do carro é uma das peças fundamentais para uma boa direção. A falta ou o mau funcionamento dessa peça pode prejudicar a segurança do condutor e ainda comprometer sua habilitação de motorista, perdendo pontos e tendo que pagar multa.

O sistema de iluminação de um carro é responsável por garantir a segurança e viabilidade da direção, e é dividido em: farol principal, farol de milha e de neblina. Para manter tudo funcionando perfeitamente é preciso a inspeção do sistema de iluminação regularmente.

Cuidados com o farol do carro

Grande parte dos faróis que vem nos modelos de carros atuais são muito resistentes, porém, isso não significa que são indestrutíveis. É preciso ter bastante cuidado para não chocá-los contra algo e evitar passar por buracos, pois, eles podem causar uma desregulagem no facho das luzes.

Outra dica é ter cuidado com os produtos que são utilizados em lava-jatos. Em algumas dessas lavagens pode ser utilizado o desengraxante, que é um produto químico que danifica a camada de resina, deixando o farol mais frágil perante o sol e altas temperaturas.

Uma das grandes diferenças dos faróis atuais para os antigos, é que eles são feitos de policarbonato, um termoplástico mais resistente, mas que tende a ficar amarelo com o passar do tempo. Para diminuir esse amarelado é possível polir os faróis para clarear o policarbonato, dessa forma, as lentes claras por mais tempo.

Quando fazer a manutenção do farol

Ao perceber que o farol está muito amarelado, ou que as luzes estão mais fracas do que de costume, é um sinal de que é preciso levar o carro para uma oficina especializada. Dessa forma você previne possíveis acidentes e descarta o risco de ser multado.

A regulagem dos faróis é super importante e o indicado é que seja feita a cada três meses ou dez mil quilômetros, lembrando que ela deve ser feita por profissionais. Quando o farol está desregulado ou desalinhado, ele atrapalha a visão do motorista e ainda coloca em risco os condutores que estão na direção oposta.

Geralmente a troca do farol inteiro só acontece quando há uma batida, isso porque a maioria das partes internas podem ser trocadas ou reparadas sem precisar trocar o equipamento inteiro.

regulagem do farol do carro

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