A FIA, Federação Internacional de Automobilismo, confirmou a permanência da Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1 em 2014. A confirmação colocou um ponto final nas especulações sobre o futuro da fabricante de pneus na categoria, que estava apreensiva por um acordo e sobre as regras de pneus para 2014.

O presidente da FIA, Jean Todt, estava contente pela Pirelli conseguir cumprir as condições exigidas pelas equipes e assim renovar o contrato, que expirava no final dessa temporada.

Ao que tudo indica a assinatura de um novo Pacto de Concórdia, permitiu a renovação da Pirelli com a Fórmula 1 por mais cinco anos. O acordo também permite a FIA anunciar um fornecedor exclusivo de combustível visando diminuir os custos para a categoria, a partir de 2015.

“Um dos aspetos notórios do novo Pacto de Concórdia 2013 é o novo concurso para a nomeação de fornecedores únicos de pneus e combustível para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Neste novo processo a FIA será confirmada como o órgão responsável pela condução do processo de concorrência”, afirma um comunicado oficial da FIA.

“O detentor dos direitos comerciais terá o direto de levar a cabo as negociações com potenciais fornecedores, tendo em vista encontrar o fornecedor único selecionado a ser oficialmente nomeado pelo Conselho Mundial da FIA”, afirma ainda o documento.

Estas decisões seguem também no sentido de reduzir custos na disciplina máxima do automobilismo, com os fornecedores a preencherem os requisitos estabelecidos pelos responsáveis comerciais do campeonato.