O Fiat 147 foi  primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, em 1971 na sua fábrica em Betim (MG). Trazia novas tecnologias, aproveitamento de espaço e economia de combustível. Oferecido inicialmente nas versões L e GL, com motor de 1050cc com 55cv, posteriormente ganhou versão GLS, mais requintada, com motor 1300 e 61cv, o esportivo Rallye e uma série chamada TOP.

O Fiat 147 foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978

Nos quinze anos que ficou em produção, o Fiat 147 não teve grandes mudanças na carroceria e passou por duas reestilizações. A primeira, em 1980, ganhou uma frente baixa e inclinada, e em 1983 incorporou para-choques de plástico envolventes, seguindo o estilo dos modelos da marca na Europa, como o Fiat Ritmo. Foi oferecido nas versões CL, CLS e o TR substituindo o 147 Rallye, com cambio opcional de 5 marchas.

Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo

O modelo teve ainda versão pick-up, lançada em 1978 com o nome de Fiat 147 Pick-up, versão perua, lançada em 1980 com o nome de Fiat Panorama, versão furgão, lançada em 1982 usando a mesma plataforma da Fiat Panorama e sendo rebatizada de Fiat Fiorino, e a versão sedan, que foi lançado em 1983 com o nome de Fiat Oggi. O modelos Fiat Panorama e Fiat Oggi tiveram vida curta, foram fabricados até 1986, quando o Fiat 147 saiu de linha para dar lugar ao Fiat Uno. Mas continuou sendo montado para exportação até 1996.

Visite nossa loja virtual!