Baseado no Fiat Tipo europeu, o Tempra foi lançado no início de 1992 para levar a Fiat ao segmento de automóveis de alto estilo, que na época era dominado pelo Monza, Santana, Versailles e o Del Rey. Fazendo uma pequena revolução devido ao seu design muito mais moderno que os concorrentes, ele vinha com vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva, toca-fitas, rodas de liga leve e até acabamento de madeira faziam parte do catálogo de equipamentos da linha Tempra.

Mas não contente com as inovações a Fiat lançou em 1994 o Tempra Turbo, com motor 2.0 8V com Turbocompressor da Garret T3, que rendia ao modelo nada menos que 165cv, com a capacidade de ir de 0 à 100km/h em 8,2s e chegar a 220km/h de velocidade máxima. Sua carroceria de duas portas e painéis, feitos exclusivamente para o modelo turbo, também tinha saias laterais, aerofólio e inscrições turbo. Em 1995 o Tempra Turbo foi substituído pelo Tempra Turbo Stile, recebendo a carroceria de quatro portas e perdendo o aerofólio, deixando o veículo ainda mais discreto.

Tornou-se um mito para os amantes de carros turbo, passando a ser o carro de referência devido ao seu sucesso de vendas. Se mantendo sempre entre os mais desejados de sua época.