O Escort foi um clássico fabricado pela montadora americana Ford entre os anos 80 e 90. Vindo do modelo europeu do Escort de 4ª geração, ele foi lançado para substituir o Corcel II e para representar o segmento de carros médios do Brasil. Em 1983, alguns meses depois do lançamento, a Ford lança sua versão esportiva, o Escort XR3. Com motor CHT 1.6L de 73,4 cavalos (G/A) a álcool e um acabamento esportivo, com seus defletores aerodinâmicos, rodas aro 14, teto solar e bancos esportivos, formando um visual muito moderno para a época, tornou-se um dos carros mais desejados da época.

Em 1985 entrava no mercado do Escort XR3 Conversível, o primeiro carro nacional fabricado com o aval de uma grande fábrica desde o Volkswagen Karmann Ghia, que devido a alguns cuidados especiais tornou-se parceira nesse projeto especial. Não demorou e essa versão tornou-se um sucesso devido ao status que dava aos seus donos. E em 1989 o acionamento da capota tornou-se automático através de sistemas hidráulicos. Esse modelo foi um sucesso até 1996, quando foi descontinuado.

Reestilizações

Em 1987 o Escort XR3 passou pela primeira reestilização, ganhou vidros elétricos, três cavalos a mais de potência e perdeu os faróis de neblina no parachoque, permanecendo apenas os de milha na altura dos faróis principais. Mas foi em 1989 a maior mudança: com a criação da holding Autolatina, o Ford Escort ganhou como opção o motor da família AP da Volkswagen, de 1.8L com 99 cv, dando um desempenho muito mais interessante.

Em 1992 o Escort XR3 sofre a 2ª reestilização, ganhando o motor AP 2.0i a gasolina, com injeção eletrônica monoponto e 115,5 cavalos.  Na linha 1994, o XR3 ganhou injeção multiponto no motor 2.0L e uma versão abastecida a álcool com 122,4 cavalos e em 1995, o XR3 ganhou novas rodas e ajuste de altura do volante.

Fim do modelo

Em 1996 o Escort XR3 chegou ao fim para ser substituído pelo Escort Racer, que vinha com o motor 2.0i e acabamento muito simples, não vinha com bancos Recaro, frente diferente e outros itens de conforto. Foi um extremo fracasso, acabando com a fama da Ford no segmento.