A Ford F-1000 foi um modelo de picape pesada, ou full size, fabricado pela montadora Ford entre os anos de 1979 e 1998, como a continuação de Ford F-100, pois compartilhava a mesma carroceria, com apenas algumas mudanças, e com o motos 3.9L a diesel MWM com 86,4cv.

Ela foi uma das responsáveis pela grande febre de carros grandes nas cidades. Fossem elas transformadas, convertidas para cabine dupla, SUVs ou antigas customizadas como hot rod. Os modelos de série ganhavam acabamento esportivo para atrair o público mais jovem, como faixas laterais de cores vivas e rodas diferenciadas.

Aproveitando essa febre, em 1985 foi fabricado a versão F-1000 SSS (Super Série Special) e versão F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv). Em 1986 o modelo sofre uma reestilização frontal, ganhando os quatro faróis retangulares, e em 1988 o eixo traseiro foi redimensionado, passando a ter as lanternas traseiras iguais à da Pampa. E no ano de 1989 o motor de 3.6 passa a ter versão a gasolina e cambio de 5 marchas para o motor a diesel.

A picape foi a primeira a ganhar um motor à diesel com turbocompressor de 119cv, em 1991, de 122,4cv, em 1992, e tanque de combustível de plástico polietileno, com a capacidade de 114 litros, em 1992. A inclusão da tração 4×4, a cabine estendida (Supercab), com 56 cm adicionais e um banco traseiro para duas pessoas, e uma última reestilização veio em 1994.

Um fato curioso é que em 1995, a F-1000, sairia de linha para dar lugar a Ford Ranger, mas como ela não vingou e a rival Chevrolet estava fazendo sucesso com a recém lançada S-10, o modelo F-1000 voltou a ser fabricado no final de 1996. O modelo, já considerado 1997, voltou com uma leve reestilização, com linhas mais arredondadas e suaves, grade mais ampla, faróis com as luzes de direção embaixo, nos modelos XL e XLT equipada com o motor 2.5 HSD da Maxion, turbinada e intercoolada. O modelo de 1998 veio com o motor de 4.9 litros a gasolina, na Série especial Lightning, ou com o motor a diesel MWM X10 4.10 com 133cv, o mais forte já a equipou.

A história da Ford F-1000, que se tornou sinônimo de força e versatilidade, e a picape que levou o brasileiro urbano a apreciar um veículo rural, só teve fim em 1998, quando deu lugar para a Ford F-250.

Visite nossa loja virtual, clique aqui.