O Ford Maverick surgiu nos EUA no final década de 60, mais precisamente em 1969, onde teve grande sucesso. Seu surgimento coincidiu com a invasão de fabricante europeus e japoneses no mercado norte americano, mas não foi por acaso. Nessa época a Ford buscava um veículo compacto, barato e econômico, para os padrões americanos, para fazer frente aos carros europeus e japoneses que estavam explodindo no mercado, e seguindo esse conceito o Maverick se tornou um enorme sucesso.

No Brasil ele foi lançado em 1973 para suprir a falta de modelos da marca no segmento de médio luxo. Na época a Ford só tinha dois modelos, um médio e outro de extremo luxo, ambos com projetos defasados e por isso mantinha uma pequena participação no mercado. O Maverick obteve um relativo sucesso, surpreendendo a própria fábrica, pois nas pesquisas de opinião ele nunca figurou entre os favoritos e só foi escolhido porque os outros projetos se mostraram com prazos inviáveis de lançamento.

O carro era equipado com motores de 6 cilindros fabricados pela Willys e com o famoso motor 302 V8 importado do México. Eram apresentados em três versões Super, Super Luxo e o GT. Os dois primeiros tinham a opção sedan, já o GT era o Top de Linha e com produção limitada. Ele se destacava pelas faixas nas laterais no capô e na traseira na cor preto fosco, pelas rodas mais largas e um par de presilhas no capô. Internamente tinha um conta giro sobreposto à coluna do volante. Equipado com motor V8 de 302 polegadas, 4.9 litros e potência de 199cv, acelerava de 0 a 100km/h em 10 segundos. Mas o motor de 6 cilindros deixou uma péssima fama ao modelo, já que ele era muito mais “beberrão” e muito lento.

Novo motor dá ao Maverick ainda mais potência

maverickAo finalizar a sua nova fábrica, a Ford lançou o Maverick Quadrijet, uma verdadeira lenda. O Maverick Quadrijet era um Maverick 8cc cujo motor era equipado com um carburador de corpo Quádruplo, coletor de admissão apropriado, comando de válvulas de 282º e Taxa de Compressão do motor mais elevada que a versão anterior, aumentando a potência do carro de 135 cv para 185 cv a 5.600 RPM. Com essas modificações, de acordo com o teste realizados por revistas da época, o Ford Maverick acelerou de 0 a 100 km/h em incríveis 6,5 segundos e atingiu a Velocidade Máxima de 205 km/h. Uma enormidade para a época.

Nos anos 80 a sua fama de beberrão o fez ser descontinuado, porém o Maverick com motor V8 é na atualidade um objeto de desejo dos admiradores de carros antigos nacionais. Um modelo GT ou LDO com motor V8 bem conservado e com as características originais é item de coleção. Porém hoje é mais comum os Mavericks com motor de 4cc devido ao número maior de venda na época.

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