Se você é um dos milhares de espectadores da Fórmula 1 que não veem aplicação prática das tecnologias das pistas nos carros modernos, aqui vai uma novidade: a Pirelli está testando hoje, em Silverstone, novos pneus e rodas de 18 polegadas. Sim: 18 polegadas, como os esportivos de rua e os carros da stock.

A intenção, segundo os borracheiros italianos, é justamente usar a F1 para aprimorar o desenvolvimento de pneus para as ruas.

Claro, nada disso será possível sem um setup de suspensão diferente isso se não for preciso um projeto novo, uma vez que os engenheiros usam os atuais pneus com perfil alto como parte da suspensão. Com pneus de perfil mais baixo as suspensões terão que trabalhar mais. Ainda será preciso esperar o fim dos testes, que foram feitos nos carros da Lotus deste ano. Por enquanto, podemos apenas dar nossa opinião sobre o visual.

Paul Hembery, diretor da Pirelli, congratulou-se com esta medida que considera “um grande passo para a Fórmula 1”. 

“De forma a sublinhar o papel da F1 como montra de testes para soluções de mobilidade, acreditamos que beneficia todos ter uma ligação próxima entre pneus de estrada e de competição”, afirmou. 

Outros campeonatos já usam pneus desta largura, mas ainda não é certo, porém, que a Fórmula 1 os adote. Os testes serão, por isso, uma cartada importante. 

“Gostaríamos de ajudar as equipas e pilotos a aproveitarem ao máximo o equipamento e as regras e os recursos que têm à disposição”, acrescentou o responsável da fábrica italiana. 

Para o futuro, Hembery acredita que, mesmo que estes pneus de 18 polegadas sejam aprovados, haverá a tendência a aumentar ainda mais. “Pneus de 19 ou 20 polegadas estão mais perto do que queremos”, sublinhou, em conclusão.

pneus_pirelli_blog

De qualquer forma, a novidade só deve entrar na Fórmula 1, em uma previsão otimista, no início da temporada de 2016 ou, no mais tardar, em 2017. Ainda assim, se todas as equipes aprovarem a mudança. Os testes desta quarta usaram pneus aro 18, mas a fabricante italiana cogita aumentar a medida para 19 ou até mesmo 20 polegadas. A ideia, entretanto, não é tão nova quanto possa parecer. Na década de 1970 (foto abaixo), os carros da categoria já usavam esse tipo de pneu.

lotus1971_2014_blog

Confira o vídeo de apresentação:

Confira nossa loja virtual toda linha de pneus Pirelli e Rodas Esportivas para o seu carro, acesse www.srpneus.com.br