Quando se fala nas melhores estradas do mundo, muitos citam o Passo Dello Stelvio, na Itália, outros falam da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, e ainda há os que lembram do Top Gear na Romênia e sonham com a Transfagarasan provavelmente a única coisa boa vinda de Nicolau Ceausescu. Mas, surpresa: nenhuma delas está entre as 10 melhores estradas do mundo para dirigir na lista de 25 que a locadora de carros Avis fez. E a empresa não tirou o que ela chama de Avis Driving Ratio, ou ADR, do nada. Para criá-lo, ela contratou um físico quântico, um especialista em montanhas russas e um na criação de pistas de corrida. Sério!

A vencedora foi a N222, uma estrada portuguesa, em seu trecho de Peso da Régua a Pinhão. Uma decisão científica, de acordo com a empresa.

E qual foi a ciência envolvida? Os especialistas se reuniram e chegaram à conclusão de que, para uma estrada ser realmente divertida, ela deve ter uma relaçao de 10 segundos em reta para cada segundo gasto em curvas. “Existem quatro fases principais da direção: curvas, frenagens, aceleração e velocidade de cruzeiro”, diz Mark Hadley, físico quântico e principal responsável pela fórmula da melhor estrada. “Uma estrada ótima de dirigir tem o equilíbrio certo entre essas fases para permitir que você tenha a empolgação da velocidade e da aceleração enquanto as curvas testam suas habilidades e longas retas permitem que você aprecie a vista.” Os demais especialistas foram Hermann Tilke (sim, aquele mesmo, o arquiteto de pistas de corrida) e John Wardley, criador de montanhas-russas como a Nemesis.

Esses especialistas fizeram o cálculo do que seria o equilíbrio ótimo entre as quatro fases da direção e chegaram à relação ideal entre retas e curvas. A Avis fez até um site, onde sorteia a chance de dirigir um Mercedes-Benz pela estrada campeã para quem mandar a melhor foto ou vídeo de estrada. Veja abaixo as estradas que seriam as melhores de dirigir em todo o mundo.

1ª – N222, Portugal

1 - N222, Portugal

Neste trecho de 28,2 km, uma das atrações é o vale do rio Douro, com vinhedos próximos do rio, dos quais é feito o famoso vinho do Porto. A região foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 2001. A estrada N (de nacional) 222 ficou com um índice de 11,3:1, o que a torna a mais próxima, em todo o mundo, da proporção ideal a que os especialistas da Avis chegaram.
Ela tem 93 curvas, o que explica ser uma região de apaixonados por motocicletas.

2ª – Highway 1, EUA

2 - Highway 1, EUA

Esse trecho da Pacific Coast Highway tem 74 km e índice 8,5:1, o que a torna a segunda mais legal de dirigir do mundo, segundo o AVR. Saindo de Castroville em direção a Big Sur, passando por Carmel, a estrada é conhecida pela vista sensacional de penhascos, com o oceano Pacífico ao fundo. A paisagem é o que faz essa estrada de apenas 36 curvas ser excepcional.

3ª – Cheshire Drive, Reino Unido

3 - Cheshire Drive, Reino Unido

Com o mesmo índice de 8,5:1 da segunda colocada, é possível que tenha ficado em terceiro por ser mais curta. Bem mais, diga-se: esse trecho da A535, que vai de Holmes Chapel a Alderley Edge, tem apenas 16 km, mas conta com 19 curvas. A foto é da atração principal da estrada, o Lovell Telescope.

4ª – Flüela Pass, Suíça

4 - Flüela Pass, Suíça

Com 28 km, esse trecho de estrada de Davos até Susch corre pelo meio dos Alpes Suíços e conta com 37 curvas. Ficou em quarto pelo índice de 7,7:1. Entre as curvas, há algumas que ficam mais estreitas no final, o que torna a estrada especialmente desafiadora, especialmente para quem quiser fazer uma boa lenha sem conhecê-la direito. A vista é do lago Davorsee.

5ª – O interior de Somerset, Reino Unido

5 - O interior de Somerset, Reino Unido

Este trecho da B3515, de Cheddar a Ashwick, tem 23 km e 22 curvas. A rota pode ser dividida em três partes principais: penhascos, floresta e retas longas sem variações de nível. Ficou em quinto, com índice 7,5:1

6ª – Floresta Negra, Alemanha

6 - Floresta Negra, Alemanha

Você sabe as alegrias que a Floresta Negra reserva ao fã de carros, mas não estamos falando de Nürburgring e sim de estradas. Essa é um trecho da L126, que vai de Titisee a Bad Krozingen. São 61 km e 55 curvas. Elas rendem índice 7,1:1 para a rodovia, ou o sexto lugar. Árvores, lagos e rios se revezam no caminho dos olhos do motorista enquanto ele exercita suas habilidades nos hairpins que aparecem no asfalto.

7ª – Lake District, Reino Unido

7 - Lake District, Reino Unido

O índice 14,3:1 mostra que o trecho de 47 km entre Kendal e Keswich, pela rodovia A591, tem mais retas do que curvas (24 delas no caminho), mas isso talvez seja adequado, considerando que a estrada passa pelo Lake District National Park, um cenário que inspirou os poetas britânicos Wordsworth e Coleridge. Sétimo lugar para ela.

8ª – Great Ocean Road, Austrália

8 - Great Ocean Road, Austrália

O trecho de The Twelve Apostles a Apollo Bay é o que fatura o índice 5,2:1, ou o oitavo lugar entre as estradas mais legais pelo ADR. São 48 curvas em 85 km, com um trecho pelo Great Otway National Park. Quem ficar de olho vivo talvez até veja alguns coalas no trajeto.

9ª – Route de Napoleon, França

9 - Route de Napoleon, França

Nestes 63 km cheios de história, Napoleão Bonaparte deu sua última passeada pela França, escapando do exílio na ilha de Elba até Grenoble. Em meio aos Alpes Franceses, essa não é uma estrada típica de serra. Pelo contrário: quem a conhece diz que ela estimula velocidade. Seu índice não nega, com 15,1:1.

10ª – Karamea Highway, Nova Zelândia

10 - Karamea Highway, Nova Zelândia

54 km, 68 curvas e um índice de 5:1. Essa é a única representante da Nova Zelândia na lista, ainda que com honra, em seu décimo lugar. Liga a cidade de Karamea a Mokihinui. Essa é pra quem não liga pra proporção ideal do ADR e quer mais é deixar o carona enjoado. A vista do mar da Tasmânia é de tirar o fôlego.

As outras estradas da lista seguem abaixo, com seus tamanhos, curvas e índices, respectivamente. A Transfagarasan aparece em 20º lugar. As outras que citamos no começo nem aparecem. E aí, você concorda com o índice ADR? Qual seria a proporção ideal de curvas e retas, em sua opinião? Dê sua contribuição à polêmica em nossos comentários. Quem sabe não sai de lá um índice FlatOut! de melhor estrada para petrolheads?

11ª – San José (Almería) ao Cabo de Gata, Espanha

11 - San José (Almería) ao Cabo de Gata, Espanha

24 km, 30 curvas, 5:1

12ª – S165, de Hohnstein a Bad Schandau, Alemanha

12 - S165, de Hohnstein a Bad Schandau, Alemanha

43 km, 63 curvas, 3,8:1

13ª – N-634, de Zumaia a Zarauz, Espanha

13 - N-634, de Zumaia a Zarauz, Espanha

12 km, 22 curvas, 3,7:1

14ª – N247/Avenida do Atlântico, de Sintra a Praia das Maças, Portugal

14 - N247/Avenida do Atlântico, de Sintra a Praia das Maças, Portugal

12 km, 24 curvas, 2,6:1

15ª – HU-631, de Escalona a Rios Bellos, Espanha

15 - HU-631, de Escalona a Rios Bellos, Espanha

27 km, 73 curvas, 2,2:1

16ª – N267, de São Marcos da Serra a Monchique, Portugal

16 - N267, de São Marcos da Serra a Monchique, Portugal

35 km, 84 curvas, 2,1:1

17ª – Nihon Romantic Highway, de Chugushi ao desvio 120, Japão

17 - Nihon Romantic Highway, de Chugushi ao desvio 120, Japão

7 km, 34 curvas, 2:1

18ª – D81, de Piana a Porto na Córsega, França

18 - D81, de Piana a Porto na Córsega, França

12 km, 39 curvas, 2:1

19ª – Portofino a Portofino Vetta, Itália

19 - Portofino a Portofino Vetta, Itália

13 km, 61 curvas, 1,9:1

20ª – Transfagarasan, ou DN7C, Romênia

20 - Transfagarasan, ou DN7C, Romênia

26 km, 73 curvas, 1,9:1

21ª – Rodovia Lysebotn, Noruega

21 - Rodovia Lysebotn, Noruega

16 km, 48 curvas, 1,7:1

22ª – Estrada Costeira de Amalfi, Itália

22 - Estrada Costeira de Amalfi, Itália

17 km, 75 curvas, 1,3:1

23ª – Tail of the Dragon, EUA

23 - Tail of the Dragon, EUA

15 km, 57 curvas, 1,1:1

24ª – Ruta 40, de Cuesta de Miranda à fronteira La Rioja/San Juan, Argentina

24 - Ruta 40, de Cuesta de Miranda à fronteira La Rioja/San Juan, Argentina

112 km, 32 curvas, 23,7:1

25ª – The Overseas Highway, de Long Point Key a Florida Keys, EUA

25 - The Overseas Highway, de Long Point Key a Florida Keys, EUA

87 km, 3 curvas, 1.240:1