Ao falar de carros de madeira, quase instantaneamente nos vêm à mente os Woodies americanos que surgiram na década de 30, e ficaram populares anos mais tarde entre os surfistas. Ou, para os mais entendidos, os esportivos da Morgan, que usam elementos de madeira na estrutura.

Só que este Fusca leva muito, muito mais madeira do que qualquer um desses carros.

O Fusca de madeira é uma criação do bósnio Momir Bojic, de 71 anos. Ele parece uma mera réplica decorativa mas, na verdade, por baixo de toda aquela madeira está um Fusca conversível 100% funcional.

fusca-de-madeira-16

A carroceria foi coberta por mais de 50 mil pequenas placas de carvalho entalhadas à mão que lembram escamas, e cada uma delas exigiu até 23 processos diferentes para atingir o resultado desejado. Mas Bojic não se limitou a isto. Não senhor! Ele fez retrovisores, volante, painel, calotas, pedais, absolutamente tudo de madeira. Alguns detalhes são verdadeiramente admiráveis, como as capas para as setas e os emblemas da Volkswagen. E outros são inacreditáveis, como as palhetas dos limpadores de para-brisa — sim, elas são de madeira.

O carro todo é como uma grande e complexa escultura de madeira sobre rodas. Naturalmente, os pneus ainda são de borracha, e ainda não inventaram uma maneira de fazer um boxer de quatro cilindros feito de madeira funcionar.

O Fusca de Bojic é uma verdadeira atração na cidade de Banja Luka, onde ele vive. Quando perguntado sobre o que o levou a fazer este carro, a resposta é simples: “amor”. Ele é um verdadeiro entusiasta do Fusca, e um de seus hobbies favoritos é entalhar madeira. Aos 71 anos, aposentado e com tempo de sobra, por que não juntar duas paixões?

Dois anos foi o tempo que um aposentado bósnio gastou para recuperar um surrado Fusca, criando um Cabriolet de carvalho. Agora, em vez de se preocupar com a ferrugem, como os outros proprietários de carros antigos, Momir Bojic tem de ter cuidado com os cupins!

Aposentadoria não foi motivo para ficar de pijama em casa o dia todo, pelo menos para Momir Bojic. As imagens mostram que nenhum componente visível do carro foi esquecido ou descuidado. Desde as calotas até a lanternas traseiras, nada foi deixado de lado. E por incrível que pareça, o Fusquinha roda normalmente, não com um desempenho normal pois acaba ficando mais pesado.

Sendo assim, claro que há muitas críticas ao carro, afinal, para algumas pessoas, ele “estragou um Fusca!” Mas, sinceramente, você acha que Bojic se importa com isso? Existem vários iguais por aí, e ele só quer dirigir seu, que é de madeira, até o fim da vida.