O VW Gol já era líder de mercado e tinha o modelo GTS, substituto do GT, com motor AP1800 a álcool, como o esportivo da marca quando lançou o Volkswagen Gol GTi, ou simplesmente Gol GTi. Ele nasceu para mostrar a maturidade esportiva da linha e também se tornar uma lenda no Brasil.

Gol GTi inova com a injeção eletrônica

Em 1989 o Gol GTi chega ao mercado para ser o primeiro carro nacional com injeção eletrônica, a Bosch LE-Jetronic. Tenha dois processadores que controlavam a distribuição de gasolina nos cilindros, seguindo as condições do ambiente e o modo de condução do motorista. Seu motor era um AP 2000 a gasolina com 120cv de potência com velocidade final de 175,3 km/h, o que deixava todos os seus concorrentes para atrás. Além de consumir 13,3 mk/l na estrada e 8,5 km/l na cidade, o mais econômico do segmento.

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Seu visual era mais exclusivo e tinha até uma certa exclusividade. Para-choques com bordas prata, as eram lanternas fumê na parte superior, faróis de neblina centralizados, rodas pingo d’água (que eram as mesmas do GTS), encosto do banco vazado e freios a disco dianteiros, o tornava ainda mais desejado em conjunto com seu chassi robusto e suspensão resistente.

Em 1994 o Gol GTI foi fabricado também com segunda geração do Gol, o Gol G2 ou Gol “Bolinha”. Que basicamente mudava apenas na parte visual e acabamento, mas mantinha o mesma plataforma, permitindo que o motor, suspensão e freio fossem o mesmo do modelo anterior. Porém, apesar do Gol GTI ganhar algumas inovações como injeção multiponto digital e computador de bordo, ele perdeu muito na exclusividade do visual com a nova carroceria, ponto marcante da primeira geração.

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Pouco tempo depois, em 1995, a Volkswagen lançou o Gol GTI 2.0 16v, considerado por muitos o melhor e mais rápido Gol GTI já fabricado. Seu motor AP herdou do Audi/VW o cabeçote de 16 Válvulas, que proporcionou 153cv de potência e chegava a 209km/h de velocidade final. Vinha de fábrica com computador de bordo multifunção, Airbag Duplo, freio a disco nas 4 rodas, ABS, banco Recaro com regulagem, ar condicionado, CD player e acabamento diferenciado. Esse modelo se tornou uma lenda.

Em setembro de 2000 a Volkswagen encerrou a fabricação da versão GTI da família Gol. Foi um fim provocado pela abertura da importação, provocando uma invasão de esportivos mais atraentes ainda nos anos 90. O que obrigou Volkswagen deixar o Golf GTI a cargo da parte esportiva da marca. Mas nenhum até hoje conseguiu alcançar o impacto e a lenda gerada pelo Gol GTI.

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