Ainda que não falte quem diga que Gran Turismo 6 não é um simulador de verdade (e, no sentido mais restrito da palavra, eles estão certos), é inegável que o game oferece uma experiência satisfatoriamente realista para a maioria das pessoas. E parece que a Fédération Internationale de l’Automobile, mais conhecida como FIA, concorda com eles, pois agora GT6 é o primeiro videogame da história a receber uma certificação da entidade. Mas o que isto significa?

Não é de hoje que a ligação entre Gran Turismo e o automobilismo do mundo real vem se estreitando: desde 2008 (seis anos, cara!) a GT Academy, realizada pela Polyphony Digital em parceria com a Nissan, coloca os melhores no game para correr em carros de verdade. O primeiro vencedor, o jovem espanhol Lucas Ordóñez, vem alcançando resultados expressivos em corridas de endurance — em 2011 e 2013, ele e sua equipe conseguiram chegar entre os primeiros de sua categoria nas 24 Horas de Le Mans.

GT_Academy_BES_Nurburgring

Sendo assim, não há porque duvidar que, ainda que GT6 não seja um simulador hardcore, o realismo e a jogabilidade são o suficiente para dar aos gamers mais dedicados ao menos noções reais de pilotagem. A FIA acredita que Gran Turismo tem desempenhado um papel importante para atrair mais fãs para o automobilismo, e por isso decidiu tornar as coisas “oficiais”.

Com isso, GT6 será o primeiro game a ter conteúdo certificado pela FIA — o que significa que os gamers poderão ter uma relação ainda mais direta com o automobilismo de verdade. Para começar, quatro circuitos do mundo real foram inspecionados por oficiais e certificados pela FIA, que os considerou recriações virtuais perfeitas e de acordo com os padrões da federação.

E isto é só o começo. Além de garantir que mais circuitos serão inspecionados no futuro, a FIA e a Polyphony já anunciaram planos de lançar um campeonato online oficial usando GT6 como plataforma, com o intuito de dar a mais gamers a possibilidade de se envolver com o automobilismo profissional.

gt6-fia-2

“Com o auxílio da FIA no desenvolvimento do futuro Campeonato Online da FIA, Gran Turismo 6 poderá oferecer uma experiência ainda mais próxima do mundo automobilístico de verdade”, disse Jean Todt, presidente da federação. Kazunori Yamauchi, criador da série (e fã inverterado de automobilismo) disse que “este será um grande passo em nossa missão de conectar totalmente o mundo virtual e o mundo real das corridas, aumentando o número de fãs de carros e de automobilismo no mundo todo.”

Goste você ou não de Gran Turismo, sem dúvida é uma conquista gigantesca para um game disponível em um console doméstico. Se isto realmente atrair mais gente para o mundo dos carros e corridas, só podemos aplaudir. E passar o próximo fim de semana acelerando na sala de estar.

Visite nossa loja virtual www.srpneus.com.br