Para montar um som automotivo completo é necessário um verdadeiro “casamento” de frequências sonoras, onde entram os alto falantes divididos em: Graves (Subwoofers), Médios (Mid Range/Woofer) e Agudos (Super Tweeters).

Primeiramente, para montar um bom sistema de som no seu carro, você precisa ter em mente que é necessário saber o projeto que pretende desenvolver, além de investir em qualidade, ter atenção às marcas, funcionalidades, preços e lojas (on-line ou física) em que você compra e instala o seu som. É sempre bom comprar com quem você confia, por isso, pode contar com a SR Pneus para te dar as melhores dicas e começar seu projeto de sonorização.

 projetodesom

Alt0-falantes

altofalantes

O alto-falante é o que chamamos de transdutor, ou seja, o elemento que vai transformar o sinal elétrico vindo da unidade principal em ondas sonoras. A escolha de alto-falantes deve ser vista com cuidado, pois são muitos os lugares que “vendem gato por lebre”, e também diferentes tipos de produtos, cada um com suas vantagens para cada utilização.  Preste atenção às especificações do fabricante. É sempre importante ficar atento à potência em WRMS, pois esta é a potência real do alto-falante.  Para um projeto simples, é indicado adquirir um par de alto-falantes triaxiais ou coaxiais. Procure por marcas de sua preferência ou modelos que ofereçam maiores vantagens em relação a outros, seja em potência, qualidade de construção ou relação custo-benefício.

Kit de 2 vias

kit2vias

O kit 2 vias é composto por woofers e tweeters. Através dos woofers são emitidas as frequências médias e graves, além de um tweeter separado para frequências agudas e um crossover (divisor de frequência). O som fica sem distorção e mais limpo dentro do carro, com a sensação de palco, como se estivesse num show. Isto ocorre graças à divisão das frequências, cada uma sendo direcionada através de um local. Cuidado! Qualidade aqui, não necessariamente, significa preço alto. Temos muitas opções no site da Itaro, para todos os gostos e bolsos. Dê uma olhada e aproveite.

Subwoofer

subwoofer

O subwoofer é um alto-falante específico para as frequências graves e subgraves, ou seja, que não se escuta, mas se sente. O subwoofer é importante para complementar o som com os graves. Na hora de escolher um subwoofer, é importante ter definido o tipo de som que pretende obter e o espaço que quer ocupar. Alguns subs de 10″, podem ser comportar como se fossem de 12″ ou de 15″, devido à maior potência. É claro que o tamanho impressiona visualmente, mas aparência nem sempre é sinônimo de bons resultados. Por isso, preste atenção e analise o conjunto que possa te oferecer o melhor aproveitamento de acordo com o seu projeto, seja ele voltado para maior potência ou maior qualidade, além da questão de espaço a ser ocupado que é de grande importância. É extremamente importante também, tanto para escolher o tipo de caixa a ser utilizado, quando para escolher o sub, qual o tipo de graves que você prefere e que tipo de música vai ouvir na maioria das vezes. Veja mais em nosso site e escolha o melhor para seu projeto.

Caixa selada/dutada para subwoofer

caixaselada

O subwoofer necessita de uma caixa para ser instalado, seja ela dutada ou selada, para reproduzir as frequências baixas. Cada alto-falante tem o tamanho ideal da caixa selada/dutada para ser utilizada. Instalar o alto-falante numa caixa de tamanho correto é o que faz com que se obtenha o potencial máximo do alto-falante. É possível comprar caixas próprias para seu veículo, fabricadas em fibra de vidro, por exemplo. Nesse caso, é preciso fazer uma medição do subwoofer para que não atrapalhe seu desempenho e tirar o máximo de potência, mesmo sabendo que é praticamente impossível obter resultado plenamente satisfatório com este tipo de caixa. As caixas fabricadas em MDF são as melhores e reproduzem os graves com mais qualidade.

Amplificador

amplificadores

É um equipamento eletrônico que recebe um sinal de áudio em sua entrada, amplia este sinal e distribui na sua saída para o sistema de alto-falantes. Quando for escolher o amplificador, é preciso prestar atenção e saber exatamente o que deseja como resultado de seu projeto para não necessitar de futuras alterações nos módulos. Pode-se usar apenas um módulo com mais saídas, que servirá para voz e grave, ou módulos independentes. Deve buscar também ter um bom custo-benefício e maior durabilidade, sem abrir mão da qualidade de som. Consulte nosso site e conheça as diversas opções para escolher o modelo ideal para seu carro.

Crossover

crossover

O crossover é importante para dividir as frequências em vias diferentes do sistema de áudio. Quando um sinal passa pelo crossover, ele é dividido em diversas vias, em graves, médios graves, médios agudos e agudos, onde cada um possui uma faixa de frequências. Esta divisão é essencial para que cada tipo de frequência seja direcionada ao alto-falante correto.

Unidade principal

central

Para escolher bem a unidade principal, seja um aparelho de CD, DVD, MP3 player ou ainda uma central multimídia, é preciso estar a par da fidelidade sonora que eles transmitem. Isso significa ter um número razoável de saídas RCA e uma potência capaz de reproduzir com eficácia o som nos alto-falantes. É importante também, que verifique se o aparelho possui equalizações pré-definidas e também as configuráveis, pois isto garante uma boa regulagem do som, ou seja, você consegue ouvir bem cada frequência distintamente sem distorções de acordo com o tipo de música que estiver escutando e com seu gosto pessoal. Atualmente, é super importante atentar-se à conectividade presente nos aparelhos, pois é possível escutar músicas através de entrada USB, conexão com Android, iPhone e iPod. Alguns aparelhos oferecem ainda TV digital, GPS integrado e Bluetooth, seja para escutar músicas do celular ou para falar ao telefone. Neste quesito, não há muitas distinções, várias são as marcas que podem ser adquiridas. Em nosso site você pode verificar diversos modelos para escolher o melhor para seu carro, acesse www.srpneus.com.br