O Gurgel BR-800 é um modelo de automóvel fabricado pela empresa Gurgel Motores S., e foi idealizado pelo João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, para ser o primeiro automóvel a ser fabricado exclusivamente com tecnologia brasileira.

Seu fascinante motor, denominado Gurgel Enertron, muito limpo, sem correias, e econômico (fazia até 25 km/l de gasolina), chegou a receber um prêmio inédito na Europa. Trata-se de um motor de 800 centímetros cúbicos de deslocamento, acoplado a um câmbio de 4 marchas, idealizado para o uso urbano. Até a presente data, é tido como mecânica de fácil manutenção e longevidade

Veículo urbano apresentado em 1987, considerado o primeiro automóvel genuinamente brasileiro. De concepção peculiar e em diversos aspectos avançada para a época, era muito leve e compacto. Lançado ao público em versão definitiva no Salão Anhembi de 1988, teve produção iniciada em 1988, como modelo 1989.

O BR-800 foi fabricado de 1988 a 1991, quando foi substituído pelo Supermini, sua evolução.