O Head-Up Display, ou HUD, é um dispositivo utilizado para evitar que o motorista perca muito tempo verificando as informações no painel do carro e assim evitar trechos “cegos” enquanto dirige.

Por exemplo, se um motorista vai a 100 km/h e olha no velocímetro para verificar a velocidade por 1 segundo, tempo médio de uma verificação, ele ficou praticamente 28 metros sem ver o que acontece na pista. É um bom tempo sem ter a atenção adequada na pista, aumentando a possibilidade de acidentes. E basicamente o Head-Up Display faz é evitar que esse tempo sem atenção na pista ocorra, ou o diminua drasticamente. Assim diminui a probabilidade de ocorrer um acidente, que a 100 km/h provavelmente seria muito grave.

O sistema funciona projetando as informações no para-brisa do veículo através de uma fonte de luz e uma espécie de película translúcida com micro espelhos grudado no vidro. As informações exibidas podem ser velocidade, giro do motor, GPS e muitos outros. A possibilidade de haverem ainda mais informações a serem exibidas é praticamente infinita. Tudo para ajudar o motorista enquanto dirige.

A verdade é que o Head-Up Display não é uma tecnologia nova. Na década de 70 ela passou a ser usada em aviões de caça para melhorar o desempenho do piloto durante o combate. E também já foi usada em veículos de passeio, mas ainda é rara e praticamente apenas carros de luxo a possui. O primeiro carro a usar essa tecnologia foi o Cutlass Supreme da Oldsmobile em 1988. No Brasil, o primeiro carro com HUD foi o BMW Serie 5 em 2004, mostrando velocidade e consumo.

Hoje as versões de veículos mais modestas já começaram a receber esse recurso, como o Peugeot 3008. Atualmente os Head-Up Display evoluíram tanto podem até ler placas de velocidade da via e muito mais.